domingo, 17 de julho de 2011

Neto inicia debate sobre Salvador em fórum





O deputado ACM Neto (DEM), em parceria com a Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas, realizou neste sábado (16) a primeira edição do fórum "A cidade e seu futuro". O evento aconteceu no bairro da Vasco da Gama, no anexo da igreja São Roque, e contou com a presença e o apoio em peso da comunidade local. A quantidade de pessoas presentes só não foi maior por conta do espaço reduzido, mas o fórum foi considerado produtivo por ACM Neto, que debateu com moradores e especialistas problemas e soluções principalmente para as áreas da educação e da empregabilidade. "Nossa ideia é realizarmos ao menos uma edição do fórum por mês, sempre em um bairro diferente de Salvador. Assim, vamos debater a cidade de uma forma ampla e participativa", explicou o parlamentar. Clique aqui para ver as fotos do fórum.

Estiveram presentes no evento o presidente estadual do Democratas e da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia, o deputado estadual Bruno Reis (PRP), o ex-deputado federal Jorge Khoury e o ex-deputado estadual Heraldo Rocha, além de inúmeros candidatos a vereador em 2012 e lideranças comunitárias da Vasco da Gama e de outros bairros da cidade. O modelo do fórum também permitiu a participação de um palestrante, o educador George Melo, e de três debatedores: Fábio Rocha (sociólogo), Paulo Hermídio (economista) e César Vaes (economista).

Fábio Rocha defendeu a necessidade de mais investimentos nas escolas e de um novo modelo de educação, sobretudo às vésperas de uma Copa na cidade. "A escola também tem de funcionar nos finais de semana. Elas precisam se tornar centros de lazer para toda comunidade, um segmento da vida diária. Agora, com a Copa do Mundo no Brasil, é que é a hora de se investir em educação, porque teremos novas oportunidades para a cidade. O legado social da Copa, com a qualificação das pessoas, é mais importante que as obras, que a mobilidade", frisou.

ACM Neto disse que a qualidade do ensino público em Salvador é muito ruim. "Muita gente conclui o ensino médio e não consegue um emprego por falta de preparo. Além disso, falta qualificação profissional já nas escolas. E também falta nas comunidades de Salvador o espírito do empreendedorismo. Precisamos encontrar a vocação das comunidade", salientou o deputado.

O economista Paulo Hermídio citou o caso da Ford, em Camaçari, como exemplo de sucesso no investimento na qualificação profissional. "Quando a Ford veio se instalar na Bahia, não havia pessoal qualificado em Camaçari. Houve uma parceria entre governo, Senai e empresas para que fossem implantados cursos de qualificação. Dinheiro para isso tem no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Só é preciso que a prefeitura e as comunidades corram atrás disso", salientou, comenando fala de ACM Neto.

A moradora Stela criticou o fato de que cursos profissionalizantes não são levados para Vasco da Gama, apesar dos recursos existirem. "A gente tem de pagar uma fortuna por cursos do Senai, por exemplo. São cursos caros. E quem tem muitos filhs? Por que esses cursos não são feitos aqui, de graça?", protestou.

Cidades - Todo o fórum aconteceu nessa dinâmica. Moradores tiravam dúvidas com Neto e com os especialistas. Ao mesmo tempo, Neto fazia perguntas sobre a comunidade, numa dinâmica participativa. "A Vasco da Gama é um bairro maior do que muitas cidades do interior da Bahia. Salvador tem bairros que são grandes cidades, na realidade. Por isso, precisamos tratar cada localidade dessa com a dimensão que elas merecem, levando serviços e o peso do poder público para resolver ou amenizar problemas como o desemprego e a educação sem qualidade", enfatizou.

Em sua fala, José Carlos Aleluia destacou a necessidade dos poderes públicos investirem mais em segurança. Ele aprovou a ideia do fórum. "A gente não vai realizar eventos como esse para falar mal de ninguém. O objetivo aqui é discutir a cidade com a comunidade, consolidando um projeto para Salvador".



Nenhum comentário:

Postar um comentário