sábado, 16 de julho de 2011

Descaso do governo Jaques Wagner: Policiais Civis formados e não nomeados.




Ilustre população de todos os municípios do estado da Bahia,nós policiais civis,representados pela associação NOMEAÇÃO JÁ,queremos expor a todos vocês a seguinte situação que o governo do estado nos colocou e indireta ou diretamente penalizou vocês também.



Restou para o Exº Srº Governador Jaques Wagner, de janeiro de 2006 até a presente data, nomear cerca de 1.054 (mil e cinquenta e quatro) concursados entre investigadores e escrivães, que começariam a ser convocados a partir do segundo semestre de 2007 para submeterem-se ao curso de formação, finalizando a formatura em 28 de abril de 2009. Assim sendo, após nós, candidatos aprovados sermos convocados para nos submetermos à etapa final para posterior e imediata convocação, visto que a população baiana está necessitando de policiamento investigativo, mais de 80% (oitenta por cento) dos concursados foram obrigados a desligarem-se dos seus empregos atuais, pois o curso de formação foi todo realizado em horário administrativo e, como já tínhamos mesmo certeza de nomeação, tivemos que nos desligar de outros empregos, sabendo-se que o funcionário público não pode exercer dupla função. Entretanto, qual foi nossa surpresa após termos pedido demissão e o governo do Estado ter gasto mais de R$ 6.000,000,00 (seis milhões de reais), com a formação dos mesmos, até a presente data,só foram nomeados 457 (Quatrocentos e cinqüenta e sete) dos aprovados e classificados neste certame,habilitados e formados pela ACADEPOL,em abril de 2009.



Cumpre-nos ainda informar a situação grave da segurança pública neste Estado, onde os índices de criminalidade vêm crescendo assustadoramente ano após ano. Informamos também, acreditando que todos vocês não tenha conhecimento do fato, que as cidade estão entregues, não há mais policiais militares em módulos, o que deixa a população ainda mais vulnerável, e falta policiais civis nas delegacias da capital e principalmente no interior.



É difícil tentar descrever a situação em que se encontram as Delegacias de Polícia neste estado, falta tudo, mas, sobretudo, e ainda mais grave, é o número insuficiente de policiais e a completa falta de boa vontade política do governador.



Vários são os especialistas que afirmam que a criminalidade tem várias vertentes, dentre elas a falta de punição, segundo um especialista que expôs recentemente em um telejornal, o Professor Carlos Costa Gomes,do observatório de segurança pública do estado, para dar um exemplo, o mesmo falou da falta de punição, mas, como punir, sem investigar? Como investigar sem pessoal? Senhores(as), há semanas que os índices de criminalidade vêm numa crescente desenfreada.



Paralelo a tudo isso, por falta de policiais civis nas delegacias, os inquéritos e as investigações ficam paralisados, beneficiando o bandido em detrimento do cidadão decente. E as nossas crianças e adolescentes, trabalhadores, idosos, sociedade em geral, como ficam?



Também vale ressaltar que hoje na polícia civil da Bahia,segundo o SINDPOC,existem mais de 1.200 policiais (investigadores,escrivães)que estão para serem aposentados,por idade e tempo de serviço,onde cerca de 700 já requereram aposentadoria,tendo a palavra INDEFERIDO,pelo simples fato de não ter que o substitua,ou seja novos policiais.



Que contraditório não ?



Enquanto 578 policiais (investigadores,escrivães) aguardam desde abril de 2009,a boa vontade do nosso ilustre governador,para com o a população da Bahia que o reelegeu com percentual expressivo e lhe confiou mais uma vez a direção do estado e com esses concursados,onde não cabe mais o discurso de herança maldita,de um edital equivocado,de crise mundial,de lei de responsabilidade fiscal,de janela orçamentaria,haja vista as informações prestadas pelo diário oficial e vários jornais que circulam no estado; onde há um paradoxo,pois mesmo alegando tudo acima,neste mesmo período entre abril de 2009 até a presente data,foram formados e nomeados mais de 8.000 novos policiais militares,contratou-se mais de 3.500 REDAS dizendo eles para serviço administrativo.



Analisando sob a ótica da máxima “VAMOS TRATAR OS IGUAIS COM IGUALDADE E COM DIFERENÇA OS DIFERENTES”,presenciamos o grande descaso do governo do estado para com a polícia civil,se tem dez coletes,tem que enviar 05 para a PM e 05 para a PC,se nomeia 8.000 policiais ostensivos,por que não empossar 578 policiais investigativos,já que a instituição tem carência acima de 5 mil.



Munido do maior descaso e falta de boa vontade para resolver esse assunto,pois o governo sabe que ao finalizar este certame,implicará na melhoria do salário da classe independentemente de qualquer PEC,pois está lá na LEI ORGÂNICA aprovada por ele mesmo.



Simples,tenho 3.200 vagas para lotar na SSP com policiais ostensivos,mas já tenho 578 investigativos formados e habilitados aguardando serem nomeados, mas estou com problemas com a LRF,haja vista a grande necessidade,o que farei ?



Simplesmente,vou empossar os 578 investigativos e 2.622 ostensivos,equacionando e resolvendo uma conta simples e fácil,sem problemas com a minha receita e a LRF,pois os 3.200 novos profissionais já estavam previsto.



Recentemente ao anunciar o programa pacto pela vida,disse o governador que irá contratar(nomear) 150 novos policiais civis,de um ínfimo contingente de 578,que aguardam a sua boa vontade há mais de 2 anos,esquecendo ou não dando a devida importância(bem caracteristico dele) que esse quantitativo não atende a necessidade da instituição nem da população.


Foram criados os departamentos de NARCOTICOS e HOMICÍDIOS,elevando ainda mais a grande deficiência de policiais,pois não houve nomeação alguma para preencher esses departamentos,onde a instituição já trabalha com 49% a menos da sua capacidade operacional,forçando de certo modo aos poucos policiais ali lotados a horários extraordinarios,para simplesmente passar para a população a falsa sensação que esta tudo bem.
A Bahia é hoje um grande cenário de uma trágica peça teatral. Às vistas dos turistas e leigos é um estado lindo de se ver. Mas para o seu povo, que enxerga, e bem, a situação é constrangedora, de total abandono.



A média em nosso estado é de 01 (um) policial para cada 2.560 (dois mil, quinhentos e sessenta) habitantes. Quando o ideal, segundo as organizações mundiais de segurança, é de para cada 300 (trezentos) habitantes 01 (um) policial, e a população,e nossas crianças, como ficam?



Ratificamos sermos conhecedores do espírito democrático que norteia a conduta de cada um de vocês,no seio da sociedade e, em especial o vosso empenho e dedicação nas causas voltadas aos interesses do seu povo, é o principal motivo que nos faz rogamos a todos sua interferência ,seja como formador de opinião,seja como pessoa influente e de fácil acesso ao governo,seja você uma autoridade,e principalmente a opinião pública Baiana,no sentido de que o Governo do Estado da Bahia reveja às situações expostas, desfazendo todos os equívocos, garantindo assim aos aprovados o o seu ingresso imediato,para servir a população,para ajudar a nova equipe da SSP no que for necessário a reduzir os altos índices de criminalidade,a busca pela autoria e materialidade dos inquéritos que estão amontoados e paralizados nas diversas delegacias do estado.



Tudo isso em nome e em prol da segurança pública do estado da Bahia,favorencendo e como não poderia ser diferente,a todos aqueles que sustentam e bancam tudo que um estado precisa,neste contexto esta a população em geral,merecendo destaque para os comerciantes,as industrias,as empresas seja lá de que porte for. Para o bem, não apenas destes trabalhadores, mas, sobretudo, em nome da SEGURANÇA PÚBLICA DESTE ESTADO.
Saudações,

Comissão dos investigadores.

Por Ramos,Beto,Ilka.

INFORMATIVO DOS POLICIAIS CIVIS FORMADOS E NÃO NOMEADOS/BAHIA ,DESDE ABRIL DE 2009

Informativo enviado por,
Adilson Ramos
Investigador aguardando ser nomeado há 26 meses


Nenhum comentário:

Postar um comentário