domingo, 4 de setembro de 2011

Neto debate mobilidade no bairro de Pernambués


Enquanto o governador Jaques Wagner (PT) decidiu, de forma autoritária e unilateral, gastar na Av. Paralela todo o dinheiro destinado pelo governo federal para a mobilidade urbana na capital baiana para a Copa do Mundo de 2014, o bairro de Pernambués, assim como inúmeros outros de Salvador, clama por soluções para melhorar o trânsito e o direito das pessoas de ir e vir. Muitas propostas para resolver ou amenizar o problema foram apresentadas pela própria comunidade durante a segunda edição do Fórum Comunitário de Cidadania, organizado pelo deputado ACM Neto e pela Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas e realizado neste sábado (3) pela manhã, no Cerimonial Daniele, que fica no final de linha do bairro. Clique aqui para ver fotos do evento.

Várias propostas foram apresentadas por lideranças comunitárias e moradores, como a mudança do fim de linha, implantação de novos destinos de ônibus ou mesmo de um teleférico para ligar o bairro a localidades como a Paralela e a rodoviária, construção de uma passarela na região da Madeireira Brotas e de uma área específica para carga e descarga, além de vias de acesso para a Av. Luis Eduardo Magalhães. Todas as propostas foram anotadas e farão parte de um documento que o Democratas pretende apresentar à cidade antes das eleições de 2012, já que o fórum vai discutir diversos outras temas nos bairros da capital. A primeira edição aconteceu na Vasco da Gama, e debateu a questão da empregabilidade.

"Os investimentos do governo federal para a Copa seriam um excelente momento para o governo do estado solucionar problemas de mobilidade em vários bairros de Salvador. Mas, ao invés disso, o governador prefere gastar quase R$3 bilhões numa obra que vai beneficiar apenas a Paralela, quando temos vários bairros maiores do que a maioria das cidades do interior do estado onde as pessoas não conseguem mais se locomover", lamentou ACM Neto.

Participaram do fórum, além de Neto e do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, o deputado estadual Bruno Reis (PRP), os vereadores Jorge Jambeiro (PSDB) e Leo Kret (PR), o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, os ex-deputados Heraldo Rocha e Jorge Khoury, o ex-vereador Sérgio Nogueira e líderes comunitários como Samuel Araújo, Genilson Geno e Luiza Cruz. Representantes de associações de outros bairros, a exemplo de Cajazeiras, também estiveram presentes.

Oportunidade - Consultor da ONU na área de transportes em Bogotá (Colômbia), Carlos Patinga, que já foi superintendente de trânsito em cidades como Salvador, Natal (RN) e João Pessoas (PB), foi o palestrante do fórum. Ele concordou com ACM Neto sobre a oportunidade que Salvador tem de receber grandes investimentos da União na área da mobilidade em função dos investimentos para a Copa de 2014. Desde 1988, o governo federal não investe mais em mobilidade nas cidades, pois deixou essa tarefa para as prefeituras. Agora, por conta da Copa, vão investir R$30 bilhões. É pouco ainda, mas é a oportunidade de vocês que representam o bairro apresentarem propostas para tentarem inserir o bairro nos benefícios que isso vai trazer para a cidade", afirmou.

E não faltaram ideias e propostas. Moradores que reivindicaram, inclusive, a transferência da rodoviária para outro ponto da cidade, proposta defendida em 2008 na campanha de ACM Neto a prefeito. O comercialte Daniel Arcanjo foi um dos que defenderam a mudança do fim de linha de Pernambués, uma das sugestões mais citadas durante o fórum. O líder comunitário Júnior de Nezinha, vice-presidente da Sociedade 10 de Julho, afirmou que a entidade elaborou uma série de propostas para o bairro, que inclui a mudança do fim de linha. Genilson Geno sugeriu que todas as sugestões fossem encaminhadas pelo fórum ao prefeito João Henrique (PP). Samuel Araújo afirmou que a construção de grandes empreendimentos residenciais é outra preocupação que "sufoca" Pernambués.

Fonte: www.acmneto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário