sábado, 3 de setembro de 2011

Comunidade de Pernambués reclama de transporte para Democratas


A empregada doméstica Marina Santos Ribeiro, 49 anos, gasta uma hora e meia para se deslocar de sua casa, no Pernambués, para o trabalho, na Barra. “Tanto para ir como para voltar, o transporte é horrível. Além da demora pra pegar o ônibus no ponto, o congestionamento no caminho é de matar”, reclamava ela durante a realização do projeto “A Cidade e Seu Futuro”, realizado pelo Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania, na manhã deste sábado (03), no final de linha do bairro do Pernambués.

Dona Marina e outras dezenas de moradores participaram do fórum comunitário, que contou com a presença do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, do deputado federal ACM Neto (DEM), do estadual Bruno Reis (PRP), dos dirigentes partidários Heraldo Rocha (DEM) e Jorge Khoury, além dos vereadores Jorge Jambeiro (PSDB) e Léo Kret (PR).

Depois da abertura do evento feita pela presidente da Comissão Unida de Pernambués, Luíza Cruz, o deputado ACM Neto falou sobre o objetivo do evento. “O projeto A Cidade e seu Futuro é uma iniciativa do Democratas para discutir com as comunidades o presente e o futuro de Salvador. E o tema de hoje, o transporte, a mobilidade urbana, aflige a todos”.

Além do sistema público de transporte da capital baiana, Neto criticou a demora para colocar o metrô de Salvador em operação. “É lamentável esperar tanto e saber que, mesmo depois de pronto, do jeito que está o metrô não resolverá o problema da cidade”.

Diante do dilema gerado pelo projeto de metrô que, depois de 11 anos de iniciadas as obras, até hoje não entrou em operação e consumiu muitos recursos públicos, que o deputado democrata questionou a proposta atual do governo do estado de implantar o metrô também na Avenida Paralela: “Será que esse investimento, que não se tem nem certeza de que vá acontecer, não seria melhor se fosse feito num projeto que abrangesse a cidade inteira?”

O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, cobrou a operação imediata do metrô que já está pronto e, por questões políticas, permanece inativo. “Eles já inviabilizaram o projeto do metrô, quando se meteram na questão e reduziram o tamanho da estrutura prevista inicialmente de quase 12 quilômetros para seis”.

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Jorge Jambeiro defendeu que o investimento previsto pelo governo estadual para o metrô na Avenida Paralela, da ordem de R$ 3 bilhões seja aplicado num sistema que atenda toda a cidade, no caso, segundo ele, seria o BRT. “Conversamos com o governador, que nos ouviu e muito educadamente disse que a proposta a ser executada é a do metrô na Paralela”.

A vereadora Léo Kret, por sua vez, criticou d falta de participação popular na decisão do novo modal de transporte para a cidade. Moradora do Pernambués, desde a infância, ela não concordou com a forma que o governador Jaques Wagner conduziu a questão. Aproveitou para divulgar o projeto de lei que apresentou na Câmara Municipal que reduz a metade o valor das passagens de ônibus nos finais de semana e feriados. “Vem dando muito certo no Maranhão e quero ver este projeto aprovado em Salvador”.

Fonte: Imprensa Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário