domingo, 18 de setembro de 2011

Aleluia diz que criação de imposto para veículo importado deixa Brasil pequeno e patético


O vice-presidente Nacional do DEM, José Carlos Aleluia, criticou duramente a decisão do governo Dilma Rousseff de criar um novo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 30% para carros importados ao Brasil de fora do Mercosul. A medida interessa às montadoras de veículos que possuem fábricas no Brasil e Argentina, como as líderes de mercado Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford, donas de 70% das vendas. A proposta original estabelecida em MP, lembrou o democrata, era reduzir o IPI para estimular a indústria nacional.

Para Aleluia, a inconsequência do governo passa aos observadores internacionais a idéia de que o “Programa Brasil Grande” do governo Dilma visa transformar o país “num Brasil pequeno e patético”.

“Qualquer estudante de economia sabe que não se pode fazer política industrial criando impostos internos diferenciados para produtos importados. Se isso fosse possível, para que existiria a OMC? Se a solução fosse tão simples assim, bastaria aplicar tal política para outros segmentos industriais da economia, que estão desaparecendo nestes anos de governo do PT”, disse Aleluia.

Com essa decisão, num primeiro momento, segundo Aleluia, perdem os consumidores brasileiros “que terão menos alternativa para escolher o carro dos seus sonhos e terão que pagar mais caro, inclusive por um carro nacional”, diante da redução da concorrência.

“A médio prazo perderão todos. A imagem do Brasil, o consumidor e, principalmente, os setores mais dinâmicos dos exportadores da nossa economia, que serão alvo de retaliação dos países com os quais mantemos comércio bilateral”, observou Aleluia.

Fonte: Imprensa Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário