domingo, 4 de setembro de 2011

Democratas cobram inauguração de metrô "calça-curta".


A empregada doméstica Marina Santos Ribeiro, 49 anos, gasta uma hora e meia para se deslocar de sua casa, no Pernambués, para o trabalho, na Barra. "Tanto para ir como para voltar, o transporte é horrível. Além da demora pra pegar o ônibus no ponto, o congestionamento no caminho é de matar", reclamava ela durante a realização da segunda edição do Fórum Comunitário de Cidadania, realizado pelo Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania, na manhã deste sábado (3), no final de linha do bairro do Pernambués. Clique aqui para ver as fotos do evento.

Dona Marina e outras dezenas de moradores participaram do fórum comunitário, que contou com a presença do deputado ACM Neto, do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, do estadual Bruno Reis (PRP), dos dirigentes partidários Heraldo Rocha (DEM) e Jorge Khoury, além dos vereadores Jorge Jambeiro (PSDB) e Léo Kret (PR), entre outros políticos e lideranças comunitárias. Depois da abertura do evento feita pela presidente da Comissão Unida de Pernambués, Luiza Cruz, Neto falou sobre o objetivo do evento. "Esse projeto, que chamamos A cidade e seu futuro, é uma iniciativa do Democratas para discutir com as comunidades o presente e o futuro de Salvador. E o tema de hoje, o transporte, a mobilidade urbana, aflige a todos".

Além do sistema público de transporte da capital baiana, Neto criticou a demora para colocar o metrô de Salvador em operação. "É lamentável esperar tanto e saber que, mesmo depois de pronto, do jeito que está o metrô não resolverá o problema da cidade". O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, cobrou a operação imediata do metrô que já está pronto e, por questões políticas, permanece inativo. "Eles já inviabilizaram o projeto do metrô, quando se meteram na questão e reduziram o tamanho da estrutura prevista inicialmente de quase 12 quilômetros para seis".

Tanto Neto quanto Aleluia concordaram que um dos problemas da mobilidade na capital é o sistema de transporte público precário e a segurança. "As pessoas têm medo de deixarem o carro na garagem para ir ao trabalho de ônibus, porque não existe segurança pública na cidade. Além disso, o transporte público é de péssima qualidade. Em todo lugar do mundo, as pessoas deixam seus carros guardados para os fins de semana e vão trabalhar de ônibus ou metrô", afirmou ACM Neto.

Fonte: Imprensa Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário