terça-feira, 20 de setembro de 2011

Democratas vai à Justiça contra aumento de IPI


Os advogados do Democratas ingressam, esta semana, com uma ação na Justiça contestando o aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para carros importados, determinado na última quinta-feira, pelo governo federal. Segundo os senadores Demóstenes Torres (GO) e José Agripino (RN) e o líder do partido na Câmara, deputado ACM Neto, o ajuste da alíquota é abusivo e vai provocar uma reversão dos investimentos previstos por montadoras estrangeiras no Brasil.

"Com essa medida, o governo federal matou a possibilidade de novos investimentos de montadoras estrangeiras na Bahia e em vários estados do Brasil, que já estavam com negociações em andamento", disse o deputado ACM Neto. Segundo o senador Demóstenes Torres, o aumento do IPI nos carros importados tende a provocar um reajuste a médio prazo nos veículos nacionais e no setor de auto-peças em geral. "Este é um efeito cascata. O aumento dos importados hoje vai impactar na produção nacional em médio prazo".

O presidente da JAC Motors do Brasil anunciou que o aumento do IPI inviabilizou a instalação da fábrica da montadora chinesa no Brasil. A Bahia estava entre os estados que poderiam ser beneficiados com o investimento de mais de R$1 bilhão.

Fonte: www.acmneto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário