terça-feira, 21 de maio de 2013

Semut vai intensificar fiscalização dos ônibus aos domingos





O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, anunciou que será intensificada a fiscalização dos ônibus aos domingos, durante entrevista à apresentadora Jéssica Senra, no programa Bahia no Ar, nesta segunda-feira (20).

Na entrevista realizada dentro de um ônibus, o secretário Aleluia ouviu de diversos usuários reclamações da pouca oferta de ônibus para atender a população no dia da tarifa especial “Domingo é Meia”, quando quem paga em dinheiro tem direito à meia passagem.

“A tarifa especial Domingo é Meia foi uma promessa de campanha do prefeito ACM Neto que está sendo cumprida. Vamos intensificar a fiscalização para que o povo de Salvador usufrua deste benefício sem nenhuma dificuldade”, garantiu o titular da Semut.

Durante o percurso, que começou na estação Pirajá e foi até o Centro Administrativo, Aleluia pôde verificar as deficiências do transporte coletivo e os problemas enfrentados pelos usuários. Constatou a falta de conservação do ônibus, falta de limpeza, bancos em péssimo estado, além das reclamações de populares sobre a desorganização das filas e descumprimento de horários pelos ônibus.

Aleluia admitiu que a prefeitura ainda não tem o controle do deslocamento dos ônibus, mas que essa situação vai mudar depois da licitação do sistema de transporte público, em processo de elaboração do edital.

De acordo com o secretário, nas novas regras que serão estabelecidas, a tecnologia estará a favor do cidadão. “Vamos implantar mecanismos de controle, como a utilização de GPS, que permitirão a prefeitura saber onde o ônibus está e a que horas está passando no ponto, para fazer com que as empresas cumpram a programação devidamente”.

No novo contrato de concessão do sistema de transporte público de Salvador, Aleluia antecipou também que, no prazo de um ano, após a conclusão do processo licitatório, haverá a renovação de um terço da frota atual.

“Parte desse total da frota a ser renovado será de ônibus articulados, com mais espaço e capacidade de passageiros, que farão as linhas-tronco e serão climatizados, proporcionando maior conforto e comodidade aos usuários”, disse o secretário municipal de Urbanismo e Transporte.

Fonte: ASCOM SEMUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário