quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mais um vexame no PIB. Culpa de quem?




Depois da inacreditável lambança envolvendo os boatos do fim do programa Bolsa Família e a tentativa de culpar a oposição, o governo esperava com ansiedade a manhã desta quarta-feira.

A expectativa era de que o resultado do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre a ser divulgado pelo IBGE chegasse a 1%. O valor esperado não se apresentava como grande coisa, mas seria algo diferente da maré de notícias ruins na administração.

Mas os números da economia voltaram a decepcionar. Segundo o IBGE, o crescimento do primeiro trimestre foi de apenas 0,6% em comparação com os três meses imediatamente anteriores.

Em um ano, a economia brasileira cresceu apenas 1,2%, o que nos mantém na lanterninha dos países latino-americanos e em desenvolvimento.

O embaraço só não foi maior porque a agropecuária avançou 9,7% no período. Uma ironia e tanto. O agronegócio, além de ser tratado com desconfiança pelo Partido dos Trabalhadores, sofre com a péssima infraestrutura do País.

Devido à falta de ferrovias, carência de hidrovias, rodovias intransitáveis e portos obsoletos, o Brasil talvez nem mesmo consiga exportar toda a safra deste ano, a maior de todos os tempos. Por falta de armazéns, toneladas de grãos serão simplesmente desperdiçados.

Frente ao primeiro trimestre de 2012, a agropecuária avançou fenomenais 17%, devido ao desempenho da safra de produtos como soja (23,3%), milho (9,1%), fumo (5,7%) e arroz (5,1%). O que seria do Brasil se não fosse o empreendedor do campo?

A indústria brasileira segue em sua melancólica decadência na era PT: recuou 0,3%. Já os serviços expandiram-se 0,5%.

Um dado que com certeza preocupa um governo que pensa em popularidade e ganhos eleitorais em primeiro lugar, por sorte, manteve o crescimento: o consumo das famílias. Esse índice se elevou pela 38ª vez consecutiva, apontaram os dados do IBGE, avançando 2,1%.

Na balança comercial, mais um passo para o desastre: as importações cresceram 7,4% e as exportações recuaram 5,7%.

O sonho de todos de ver o Brasil crescer mais de 3% este ano está ameaçado. Os números têm mostrado que o País começou a pagar caro pela inépcia de uma administração de 39 ministérios ficando folclórica pelo bater de cabeças entre os titulares da pasta.

Deve haver um cérebro dentro do governo pensando em como jogar a culpa da alta do PIB na oposição. Cuidado com o twitter, ministra Maria do Rosário!

Fonte: Assessoria Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário