terça-feira, 21 de maio de 2013

Conheça estratégias de trânsito da Transalvador para a Copa das Confederações




A tão esperada Copa das Confederações já está chegando. Apesar da expectativa pelos jogos e pelo movimento de turistas na capital baiana, soteropolitanos se preocupam sobre como este evento mundial vai impactar o trânsito em Salvador, que vai sediar jogos nos dias 20, 22 e 30 de junho.

Segundo o gerente de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Janivaldo Rosário, a prefeitura tem um plano de mobilidade que foi preparado para a Copa das Confederações. Este plano, já aprovado pela Fifa, envolve diversos segmentos, como sinalização, trânsito, barreiras e transporte.

Rosário informou ao iBahia estratégias para evitar os congestionamentos nos dias de jogos. Segundo o gerente de trânsito, a medida mais importante é o decreto de feriados nos três dias que ocorrerão os jogos. Também serão promovidos desvios de trânsito, algumas vias se tornarão exclusivas (para ônibus com as delegações e grupos da Fifa, por exemplo) e serão estabelecidos perímetros de segurança nas proximidades da Arena Fonte Nova.

Outra estratégia será o controle do estacionamento em vias públicas, com o intuito de oferecer mais liberdade para o tráfego de veículos. Para evitar os transtornos no trânsito, será feito um trabalho integrado com o Governo, a Polícia Militar e a Prefeitura, de acordo com Rosário, que também pontou que haverá um aumento significativo do efetivo da Transalvador. 

Vai de carro ou moto para assistir aos jogos?

Quem pretende ir de carro ou moto para assistir aos jogos na Arena Fonte Nova deve ficar atento: não será permitido estacionar nas proximidades da Arena Fonte Nova. "É uma das medidas que visa reduzir o congestionamento: tirar os veículos da proximidade", explica Rosário.

Por isso, será oferecido um esquema especial para quem vai assistir aos jogos e precisar estacionar. De acordo com o gerente de trânsito, haverá estacionamentos mais periféricos, situados, por exemplo, na região do Iguatemi, no Detran, na av. Tancredo Neves, no PAF de Ondina (UFBA) e no Vale do Canela. Paralelamente, serão oferecidas linhas especiais circulares de ônibus que vão levar os torcedores que utilizarem estes estacionamentos para a Arena Fonte Nova. 

Outras informações sobre trânsito deverão ser divulgadas pela Transalvador, a medida que os dias de jogos se aproximem.

Jogos

Salvador vai sediar três partidas da Copa das Confederações FIFA 2013. Uruguai e Nigéria vão se enfrentar no dia 20 de junho, pela segunda rodada. O próximo jogo da capital baiana será o tão esperado confronto entre Brasil e Itália, no dia 22 de junho, às 16h. A disputa do terceiro lugar do torneio será a última partida em Salvador, no dia 30 de junho, às 13h.

Matéria original: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário