segunda-feira, 27 de maio de 2013

ACM Neto propõe discussão ampla e aberta sobre a cidade




O prefeito ACM Neto reafirmou o compromisso de sua gestão de dialogar com toda a sociedade no discurso de abertura da 5ª Conferência Municipal de Salvador, no final da manhã desta segunda-feira (27), na Fundação Luís Eduardo Magalhães. O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, o subsecretário Orlando Santos e o representante dos movimentos sociais Ildemário Proença também fizeram parte da mesa inaugural do evento.

“Não há super-heróis nem donos da verdade, muito menos soluções prontas e acabadas. Queremos contribuir para uma discussão ampla e aberta em que o futuro será decidido pelos cidadãos”, disse ACM Neto diante de um auditório lotado de representantes dos movimentos sociais e populares, além de vereadores e deputados estaduais.

Apesar das sérias dificuldades por que passa a capital baiana, o prefeito manifestou a sua confiança no povo para mudar Salvador. “Nosso dever, e de toda a sociedade, é organizar a nossa cidade, planejá-la, para projetar condições melhores de vida para a população. Vamos debater a cidade que queremos e o que podemos fazer para transformá-la”.

ACM Neto citou a questão do Plano Diretor e Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ocupação e Uso do Solo (Lous) como exemplo da sua determinação de realizar uma gestão participativa. “Procuramos o Ministério Público, instituição guardiã do interesse público, e levaremos à Câmara Municipal um termo que seja o reflexo do entendimento de toda cidade”.

O prefeito de Salvador propôs que o debate não seja ideológico. “Não fui eleito para governar para uma parte, mas para todos os soteropolitanos. Não tomaremos medidas na calada da noite que não respeitem o conjunto da sociedade”. Ele informou que, a partir do segundo semestre, a população terá nas prefeituras-bairro um espaço para discutir suas demandas. “Inauguraremos cinco e depois mais cinco prefeituras-bairro”.

O diálogo que está sendo construído entre a prefeitura de Salvador e o governo do estado, segundo ACM Neto, busca soluções para os problemas da capital baiana. “Já é fruto deste diálogo o metrô que deverá entrar em operação ainda na Copa, deixando de ser um sonho de verão”, observou, destacando que prioriza o transporte coletivo em sua administração.

O prefeito encerrou seu discurso, ressaltando que a cidadania plena é exercida quando cada um se sente motivado a participar. O secretário Aleluia antes lembrou da frase de ACM Neto, dita ainda na campanha, de que “a cidade não é concreto, a cidade são as pessoas”.

O auxiliar do prefeito aproveitou para acrescentar que a reforma urbana proposta no tema da conferência é a humanização da cidade. “É compromisso da gestão de ACM Neto trabalhar pela valorização dos espaços para as pessoas”, afirmou Aleluia. A abertura ainda contou com palestra do arquiteto Fernando Peixoto. Os debates continuam na Conferência Municipal de Salvador nesta terça-feira.

Fonte: Blog do Rogério Neiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário