segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fez bobagem? Culpa a oposição


Como todo boato, ninguém sabia muito bem qual foi a origem da história de que o programa Bolsa Família iria terminar.


Mas o disse me disse resultou em uma corrida de milhares de brasileiros às agências da Caixa Econômica Federal no fim de semana retrasado.

O fenômeno, com certeza, carecia de investigação séria. Mas boa parte dos integrantes do governo, em uma mistura de precipitação, despreparo, irresponsabilidade, e ma fé passou a traçar teorias convenientes e conspiratórias antes dos fatos.

Para relembramos:

·        No twitter, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, insinuou que a oposição estava por trás dos boatos.
·        A presidente Dilma Rousseff taxou de “desumano e criminoso” quem fosse responsável pelos rumores.
·        Como fiador da Polícia Federal, que investiga o caso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou em “manobra orquestrada”.
·        O ex-presidente Lula foi ainda mais incisivo. Considerou os acontecimentos obra de “gente do mal”.
·        Outro boquirroto, o presidente do PT, Ruy Falcão, falou em “terrorismo eleitoral”.

Mas eis que uma reportagem da Folha de S. Paulo de sábado mostrou que o erro pode ter sido cometido pela própria Caixa Econômica Federal.

Dia 17 de maio, um dia antes dos incidentes, o banco antecipou-se ao próprio cronograma e colocou R$ 2 bilhões na conta de todos os beneficiários do Bolsa Família. Ao que tudo indica, a mudança provocou a corrida às agências.  

E, na semana passada, enquanto os petistas continuavam a cantilena contra a oposição, os dirigentes da Caixa ficaram quietos no seu canto, como se não tivessem nada a ver com a confusão.

Ainda há muita coisa a ser explicada. Por que, por exemplo, uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro passou a disseminar o boato no dia 17 de maio? Quem é o dono da empresa? Quem contratou os serviços? Qual era o interesse?

Mas já está claro que a difamação e a calúnia estão no DNA do Partido dos Trabalhadores. Sem nenhuma evidência, sem qualquer indício, rapidamente acusaram a oposição de algo que era de exclusiva responsabilidade do governo.

O mínimo que se pode exigir são os pedidos de explicação dos dirigentes da Caixa Econômica Federal juntamente com os pedidos de desculpas de quem tentou difamar a oposição.

Por enquanto, os dirigentes da Caixa são os principais suspeitos de serem os terroristas do mal que orquestraram os boatos.

Fonte: Assessoria Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário