quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitura vai implantar novo regulamento para táxis



Uma velha reivindicação dos taxistas será atendida pela Prefeitura de Salvador. O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, anunciou que, até o dia 30 de julho deste ano, o prefeito ACM Neto publicará o decreto municipal instituindo o novo Regulamento do Sistema de Táxis. A regulamentação vigente é de 1992 e está defasada para as necessidades da categoria.

 A boa notícia foi dada pelo secretário Aleluia durante sessão especial que tratou da situação dos taxistas, realizada na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal. Para fazer os ajustes finais do novo regulamento, o titular da pasta de Transporte cobrou dos líderes da categoria, presentes, a formação de uma comissão. “Vamos nos reunir para discutir alguma dúvida e finalmente implantar a nova regulamentação”.

Entendendo que o táxi é um serviço público especial, Aleluia comunicou que, em curto prazo, quando pretende eliminar a mão inglesa nas vias exclusivas, a Prefeitura vai autorizar que os também chamados “carros de praça” compartilhem essas pistas com os ônibus. “Sabemos dos prejuízos que os congestionamentos causam aos taxistas e pensamos nessa solução para facilitar a circulação deles pela cidade. No entanto, por questão de segurança, só poderemos fazer isso depois da eliminação da mão inglesa nas vias exclusivas”.

O secretário lembrou que várias medidas já adotadas pela Prefeitura estão incentivando o uso do táxi na cidade. “O ordenamento do trânsito com a forte repressão ao estacionamento irregular vem desestimulando a utilização do transporte individual. Também fazemos intensa campanha para aqueles que desejam consumir bebidas alcoólicas evitarem utilizar o carro e pegarem táxis”.


Quando questionado sobre o transporte clandestino, Aleluia disse que a solução para esse problema requer o apoio da polícia. “Tenho conversado com o secretário estadual de Segurança Pública e ele vem demonstrado boa vontade em colaborar conosco. A situação no aeroporto já melhorou e estamos começando a agir na rodoviária”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário