sábado, 22 de junho de 2013

ACM Neto diz que manifestações tem "nobreza e legitimidade"



O prefeito ACM Neto afirmou nesta sexta-feira (21) que a cidade amanheceu em clima de total tranquilidade, de muita paz, após as manifestações que aconteceram ontem (20). "Não houve nenhum prejuízo aos serviços públicos essenciais. A Prefeitura trabalhou ao longo da noite de ontem e toda madrugada de hoje para garantir a limpeza, na atenção aos postos de saúde - que foram bastante demandados e funcionaram muito bem -, na operação de trânsito - que também ocorreu como planejado. De modo que a primeira mensagem que trago aqui é de tranquilidade", ressaltou o prefeito.

ACM Neto reafirmou a legitimidade da manifestação. "Acho que é uma prova muito clara de que a democracia no Brasil está saudável e pulsante. Entendo que todos os políticos devem estar atentos aos recados das ruas, devem, nesse momento, refletir muito sobre as mensagens trazidas por essas manifestações. Não há dúvida que a grande maioria das pessoas vai às ruas para cumprir com seu dever cívico e colocar suas posições. A nobreza e legitimidade desse processo não pode ser maculado por um grupo muito pequeno que não está na origem das manifestações, no coração e no centro daqueles que querem demandar coisas que são legítimas. Uma minoria deve ser tratada como exceção e não pode comprometer a maioria". 

O prefeito disse que cada vez mais está convencido da decisão acertada de não permitir aumento da passagem de ônibus este ano, tomada logo após o lançamento do programa "Domingo é meia", muito antes, portanto, do início das manifestações em todo o país. ACM Neto lembrou que em outras cidades onde houve aumento as prefeituras estão voltando atrás, o que não precisou ocorrer em Salvador. No caso da capital baiana, que está há dois anos sem aumento de passagem, o prefeito frisou que não há possibilidade de redução sem que ocorra uma grande mobilização nacional por uma redução maior de tributos e taxas que incidem sobre o setor do transporte público.

"O 'Domingo é meia' trouxe um impacto direto que, se não fosse meu compromisso de não reajustar a passagem, o sindicato dos empresários do setor podia estar pressionando pelo aumento e eu não aceitei. Agora recentemente houve a negociação entre o sindicato patronal e os rodoviários, quando foi concedido um reajuste salarial à categoria de 9%. Da mesma forma, deixei claro que não permitiria que esse reajuste incidisse na tarifa. Além disso, temos a inflação do período, inflação que está sendo sentida por todos nós e é uma realidade no Brasil. Pois não permitir que a inflação fosse repassada ao valor da passagem. Hoje, sem novas desonerações, e isso precisa ser discutido no Congresso, não podemos diminuir o preço da passagem", explicou.   

ACM Neto afirmou que a Prefeitura está estudando com empenho diversas mudanças para melhorar a qualidade do transporte público na cidade. "Isso vai começar a ser feito ainda esse ano com a nova concessão do serviço. Vamos apresentar uma série de exigências a quem vier a ser o futuro concessionário, como renovação de frota, diminuição tempo deslocamento, revisão das linhas, ampliação do número de ônibus . Nossa prioridade é o transporte coletivo". 

O prefeito fez votos para que novas manifestações aconteçam em clima de paz e sem violência. Ele lembrou que também é responsabilidade do cidadão o cuidado e a preservação dos espaços públicos, e que, por isso, não ia determinar fechamento de praças ou monumentos. "O que a gente pede, na hipótese de haver outros movimentos, é que as pessoas cuidem da cidade. O espaço público pertence a todos, e não ao governo. E sei que grande maioria dos manifestantes têm essa compreensão e não concorda a nenhum tipo de dano aos espaços públicos em nossa cidade". 


O prefeito afirmou ainda que a atual gestão reduziu drasticamente os investimentos previstos para a Copa das Confederações, sobretudo na área da mobilidade. Ele admitiu ainda que Salvador não estava preparada para receber o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário