sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeitura mantém diálogo com servidores municipais




As negociações com os servidores municipais estão em andamento através da Mesa Permanente de Negociação. A Secretaria de Gestão apresentou nesta quarta-feira (05) aos representantes dos sindicatos e associações uma proposta concreta a partir dos estudos de impacto orçamentário, financeiro e previdenciário dos 119 itens demandados pelas categorias.

Durante o encontro, os representantes sindicais apresentaram em conjunto uma proposta adicional com 13 itens, dentre estes o reajuste salarial totalizado em 15%. Para essas demandas, a Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (06) uma resposta às categorias.

Apesar do processo de negociação estar em andamento, um grupo de sindicalistas adentrou a sede da Secretaria de Gestão (Semge), aliciando servidores e invadindo com carro de som área privativa. Com isso, os serviços ao cidadão ficaram comprometidos, bem como a celeridade na entrega das respostas demandadas pelos próprios servidores.

As propostas da Prefeitura estão embasadas legalmente e, além disso, estão sendo consideradas as condições do momento financeiro da administração municipal que requer cautela e responsabilidade. "Desde o início da gestão, conversamos com os representantes sindicais. A Prefeitura passa por momento financeiro delicado, que exige cuidados. Avançamos em demandas históricas, como o plano de saúde dos servidores e o de cargos, sem deixar de propor um reajuste com base nas perdas inflacionárias. Mas, apesar de todo o esforço para superar as dificuldades orçamentárias, alguns ainda entendem que devem exigir condições que são inviáveis nesse momento. A cidade conta com os servidores públicos conscientes, responsáveis e a compreensão de todos" disse o secretário de Gestão, Alexandre Paupério.

Respostas objetivas - Priorizando respostas objetivas, 32 pontos da pauta foram atendidos de imediato, a exemplo da definição do prazo para o pagamento das férias; manutenção do piso salarial nacional dos professores; manutenção do Portal para a Universidade; convocação e nomeação dos professores e coordenadores pedagógicos, já atendidas pelo prefeito ACM Neto com a publicação no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (06), dentre outros.


Foram respondidos 83 pontos e outros 36 vão continuar na pauta de discussão dos próximos encontros da Mesa durante o segundo semestre deste ano. As principais propostas dos servidores se concentram nas condições de trabalho, no reajuste salarial, nas gratificações e vantagens, na carreira e na saúde totalizando um impacto de R$ 940 milhões aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário