segunda-feira, 3 de junho de 2013

Prefeitura inicia mudanças no trânsito da cidade



A Prefeitura já iniciou as intervenções que estão sendo adotadas para melhorar o trânsito nos pontos mais críticos da cidade. As medidas anunciadas no último dia 29 estão valendo desde hoje (3), com o bloqueio do acesso ao Costa Azul e Stiep pela Avenida Tancredo Neves, das 17  às 20h, e a mudança na ligação Avenida Juracy Magalhães/Horto Florestal via Alameda dos Ipês, que passa a ter sentido único, subindo para Brotas.

As intervenções envolvem outras medidas, como a criação do Grupo de Ações Rápidas de Trânsito e publicação, ainda esta semana, de decreto para regulamentar as operações de carga e descarga e circulação de veículos pesados. As principais mudanças no trânsito abrangem ainda as avenidas Joana Angélica, Paulo VI, Octávio Mangabeira, Rótula do Abacaxi, Paralela, além da Rua Chile.

Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte de Salvador, Fabrizzio Muller, com as modificações, quem vai para o Costa Azul e Stiep pela Tancredo Neves, entre as 17  e 20h, terá que seguir pela Magalhães Neto e fazer o próximo retorno. A Transalvador espalhou banners pela região para informar a mudança. Além disso, dez agentes de trânsito foram destacados para reforçar a divulgação.

Ainda na região do Iguatemi, a Transalvador vai reforçar a sinalização horizontal na Avenida ACM, em frente ao Bradesco; no cruzamento entre a via e a Paulo VI; e em frente ao Parque da Cidade, Petrobras e Hotel Fiesta, enfatizando a proibição de obstrução do cruzamento.

A região do entorno também será beneficiada com a construção de duas passarelas: uma na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping Sumaré, com obras já em andamento, e outra em frente à Madeireira Brotas, que custará cerca de R$3 milhões, com recursos assegurados. A área também vai receber semáforos inteligentes que vão melhorar a trafegabilidade, especialmente em horários de pico.

Centro
Na Avenida Joana Angélica, a fluidez do tráfego será melhorada com a implantação de duas faixas de trânsito no sentido do Campo da Pólvora, e uma no sentido da Piedade, medida que será tomada baseada em estudos técnicos sobre o volume de carros que passam diariamente pelo local. Para permitir a mudança, será proibido o estacionamento ao longo da avenida.

Ainda no Centro, será feita alteração no tráfego da Rua Chile no sentido Pelourinho, valorizando o acesso ao Centro Histórico. A Transalvador está realizando um projeto em parceria com a Conder para a implantação de ciclovias na Joana Angélica e na Rua Chile.

Decretos
O decreto com novas mudanças prevê a restrição do trânsito nas Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRCD) e Áreas de Restrição à Circulação (ARC). A carga e descarga serão proibidas de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, até as 14h. Aos domingos e feriados, estarão liberadas. Já a circulação de carretas, veículos urbanos de carga (VUC), que são aqueles com largura até 2,20m e comprimento de 6,50m, e dos caminhões porta-contêineres estará proibida de segunda a sábado, das 6h às 10h, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. A proibição de circulação valerá também para a orla.

Interdições para a Copa das Confederações
A Transalvador já deu início à segunda etapa de interdições de vias e modificação do tráfego na região da Arena Fonte Nova, para a montagem e desmontagem das estruturas da Copa das Confederações. As interdições permanecem até 5 de julho. O tráfego foi totalmente interditado na Av. Presidente Costa e Silva (Dique do Tororó), no trecho da saída da Ladeira dos Galés até a Rua da Telebahia, no Jardim Bahiano. O acesso Dique - Lapa só pode ser feito pelo Jardim Bahiano.

A opção de tráfego para quem vem de Nazaré, com destino ao Dique do Tororó, é seguir pela Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonídio de Sena, até chegar à Av. Presidente Costa e Silva. Veículos provenientes da Av. Presidente Castelo Branco, do Vale de Nazaré e da Ladeira dos Galés, com destino ao Dique do Tororó, devem seguir pela  Bonocô, Ogunjá e acessar a Vasco da Gama.


Proibição de estacionamento 
Até o dia 3 de julho, fica proibido estacionar no Largo do Campo Grande, no lado direito da via que margeia a Praça Dois de Julho, e no trecho situado entre o Hotel Sheraton e o portão de acesso à praça. A medida vai permitir o embarque e desembarque de passageiros de micro-ônibus dos serviços shuttle. Pelo mesmo motivo, de 17 de junho a 3 de julho, está proibido estacionar no lado esquerdo da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho - em frente ao imóvel de número 176, próximo aos hotéis IBIS Rio Vermelho e Mercure Hotel Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário