quinta-feira, 13 de junho de 2013

Economia está mal e culpa é do governo, acusa Agripino



A economia brasileira passa por um momento de grandes dificuldades, enfrentando inclusive uma fuga de capitais. O baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a queda na bolsa de valores são reflexos disso. E o principal responsável por tal situação é o governo federal. A avaliação é de um dos principais líderes da oposição no Congresso, o senador José Agripino (DEM-RN).
Nos últimos 24 meses, o Brasil viveu um momento de excelentes condições para um crescimento exponencial, com juros baixos, câmbio favorável e financiamentos em condições favoráveis, mas o país cresceu a menos de 1% – assinalou ele nesta quarta-feira (12).
Entre os problemas apontados pelo senador estão a estrutura administrativa do governo federal, “que é ineficiente, pesada e mastodôntica”. Ele ressaltou que “uma gestão é eficiente não quando o governante é eficiente, mas quando sua equipe é eficiente e os escalões intermediários, até lá embaixo, são formados por gente qualificada, por gente que é do ramo”.
Mas o que se vê hoje são ministros do PT, PMDB e PR [partidos da base aliada], enquanto nos escalões intermediários é tudo nomeação política sem a devida qualificação – criticou.
Também prejudica a economia, segundo o senador, o fato de que o governo é “gastador”. Exemplo disso, sublinhou, foi a criação do 39º ministério: a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Tal postura, argumentou, explica por que o país tem uma das maiores cargas tributárias do mundo.
FUGA DE CAPITAIS

Outro reflexo da má atuação do governo, de acordo com Agripino, seria a queda nas cotações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ao lembrar que essa bolsa está “ancorada”, basicamente, em dois papéis (Petrobras e Vale), o senador observou que ambas as empresas sofreram uma “intervenção perversa” do governo.
Repetindo uma crítica comum entre a oposição, Agripino disse que o governo fez da Petrobras um instrumento de contenção da inflação “e matou a galinha dos ovos de ouro”. Também afirmou que o Planalto impôs um nome no conselho de administração da Vale.
O mercado é sensível a isso. Os investidores estão indo embora. A culpa é do governo – protestou.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário