quinta-feira, 8 de março de 2012

Casos de dengue aumentam 113% em Salvador




Um balanço da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que houve um aumento de 113% (471 para 1.006) nos casos de dengue registrados na capital baiana no período de 1º de janeiro até o último dia 3 deste mês. Os dados são em relação ao mesmo período do ano passado. Com este resultado, Salvador está na oitava colocação dentre os dez municípios que têm mais de 100 mil habitantes e registraram aumento de casos em 2012.
O líder é o Rio de Janeiro, com 8.050 ocorrências notificadas. Segundo José Carlos Vieira, gerente do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (CCZ), há vários fatores que explicam este cenário. Dentre eles, o aumento do índice de pluviosidade, a greve dos agentes de saúde e o que ele classifica como "desleixo" da população.
Em 130 mil imóveis de Salvador e 33 bairros há alto risco de epidemia de dengue. O líder é Fazenda Coutos com 11,7 % de índice de Infestação Predial (IIP). Para sanar o problema, o gerente do CCZ informa que já iniciou o mapeamento das áreas de risco. "Dividimos essa regiões pelo IIP. Se estiver acima de 3%, considerado tolerável, iniciamos à intervenção. É o caso de Fazenda Coutos. Desde a semana passada agimos lá", afirma Vieira. 
As informações são do A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário