sábado, 11 de fevereiro de 2012

Prefeitura amplia internet gratuita no Centro Histórico




A Prefeitura de Salvador, por meio da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), já está oferecendo internet gratuita sem fio (wireless) a todo o Centro Histórico. A cobertura do serviço, que se restringia à Praça Municipal, Rua Chile e Praça Castro Alves, foi ampliada à Praça da Sé, Largo do Pelourinho, Largo do Carmo, Santo Antonio Além do Carmo e Barroquinha, desde o último dia 10.

Agora toda a região que reúne o maior conjunto arquitetônico barroco das Américas, está sendo atendida pelo projeto “Internet Gratuita no Centro Histórico”. O presidente da Cogel, Nailton Lantyer Filho, informa que a iniciativa é uma extensão do “Internet nas Praças” e “Internet nas Escolas”, projetos que promovem a inclusão digital em Salvador desde 2010.

Nailton Lantyer Filho explica que o acesso gratuito à internet se dará pela rede sem fio (wireless) da Prefeitura, que foi ampliada na região do Pelourinho, em parceria com a operadora GVT. “Já disponibilizávamos esse serviço na Praça Municipal, desde março de 2010. Agora estamos ampliando-o para atender todo o Centro Histórico, local de grande fluxo turístico, onde agora a população e os visitantes poderão se conectar gratuitamente à internet e navegar de graça com seus smartphones, notebooks, netbooks, tablets e PCs”.

A oferta de acesso gratuito à internet sem fio em praças de Salvador foi iniciada pela Prefeitura Municipal no aniversário da cidade, dia 29 de março de 2010. Nesta data o serviço foi inaugurado em três espaços públicos: Praça Municipal, no Centro, Praça João Martins, em Paripe e Praça Regina Guimarães, na Fazenda Grande III -Cajazeiras.  Posteriormente, o Campo Grande e a Praça do Imbuí também passaram a contar com o serviço, totalizando cinco os espaços públicos com a oferta gratuita de internet sem fio.

“Em março do ano passado, foi a vez de o prefeito João Henrique Carneiro inaugurar o ‘Internet nas Escolas’, marcando o início do serviço gratuito de internet sem fio (wireless) em 14 escolas municipais e comunidades vizinhas, no Subúrbio Ferroviário de Salvador”, diz Nailton. Segundo ele, a medida reafirmou o compromisso do prefeito João Henrique
em reduzir as desigualdades sociais da capital baiana e promover a inclusão digital.

Neste ano, mais uma vez, avisa Nailton Lantyer, a Prefeitura de Salvador estará oferecendo de graça o acesso a internet sem fio em todos os circuitos do Carnaval. “Será o terceiro ano consecutivo do Carnaval Digital. Os foliões da Barra/Ondina, Campo Grande/Praça Castro Alves e Pelourinho vão estar novamente gratuitamente conectados ao mundo pela internet em seu smartphones e tablets pela rede da Prefeitura”, garante o presidente da Cogel.

Fonte: Nailton Lantyer Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário