quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Saída de vereadoras favorece planos do DEM de cacifar ACM Neto para 2012


Vista como mais um sinal do esvaziamento do DEM em Salvador, a liberação das vereadoras Andrea Mendonça e Tia Eron para filiação a outras legendas esconde, na verdade, uma estratégia do Democratas para melhorar a performance legislativa da sigla nas próximas eleições municipais e, ao mesmo tempo, fortalecer a candidatura do partido à Prefeitura, que, tudo indica, deve ser assumida pelo deputado federal ACM Neto.

Há pelo menos quatro meses, a direção do DEM na capital baiana investe pesado na identificação de lideranças de bairros e candidaturas de perfil essencialmente popular para lançar à Câmara Municipal, em substituição a quadros já estabelecidos na agremiação. Dessa forma, pretende encravar a pré-candidatura de ACM Neto em grotões da periferia onde, na sucessão passada, ele demonstrou mais fragilidade.

O partido parte do pressuposto de que as legendas que já tiverem vereadores, candidatos naturais à reeleição, serão aquelas que enfrentarão mais problemas para eleger bancadas à Câmara, a exemplo do PMDB, do PSDB e até do PT. “Vai ser um salve-se quem puder nestas legendas, daí a estratégia diferenciada que o DEM está trilhando”, diz um membro do partido, explicando a opção da sigla por “zerar” a bancada a partir de agora na Câmara.

A contrapartida oferecida pela agremiação aos quadros que contacta no subúrbio é exatamente a certeza de que, tendo agora um candidato a prefeito que, segundo as últimas pesquisas de opinião, aparece como favorito, eles terão a garantia de que o voto de legenda deve alavancar bastante seus nomes em 2012. “Uma mão lava a outra nesse processo e todo mundo está entendendo a estratégia”, completa o mesmo quadro democrata.

Ele acrescenta que ainda não pode contar com essa possibilidade, que está sendo discutida no Congresso, mas afirma que se a obrigatoriedade das coligações proporcionais for extinta até o próximo pleito, o DEM contará com mais esta mudança a seu favor, no sentido de fazer uma bancada considerável na Câmara Municipal que será eleita no próximo ano.

Fonte: Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário