quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oposição decide colher assinaturas para CPI mista da Corrupção


Presidentes e líderes de partidos de oposição decidiram nesta quinta-feira unir esforços na tentativa de instalar uma CPI mista (com deputados e senadores) no Congresso para investigar as denúncias de corrupção no governo federal.

Apesar de a oposição já estar colhendo assinaturas para instalar uma CPI no Senado para investigar o Ministério dos Transportes, a nova ofensiva tem como objetivo ampliar o foco para apurar denúncias em várias pastas do governo.

Entenda a crise no governo de Dilma Rousseff

Minoria na Câmara e no Senado, a oposição aposta em dissidências na base governista para conseguir as 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores para protocolar o pedido. DEM, PSDB e PPS vão buscar partidos aliado do governo insatisfeitos com a condução da crise pela presidente Dilma Rousseff.

"Já começamos as conversas com parlamentares da base. Muitos não querem ser responsabilizados pelos erros cometidos no governo. Com esse esforço, vamos tentar instalar a CPI", disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA).

Um dos alvos da oposição é o PR, que teve seus principais quadros afastados do Ministério dos Transportes depois da "limpeza" que a presidente promoveu na pasta para apurar denúncias de corrupção. Também estão na mira dos oposicionistas deputados e senadores do PMDB, PTB e PDT --que sinalizaram apoiar as investigações.

"A CPI é o último instrumento que restou para a oposição investigar. Há uma crise profunda que levou à paralisia de projetos do governo", disse o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP).

O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), disse que o objetivo da oposição é discutir publicamente a criação da CPI --colocando na internet os nomes dos parlamentares que vão apoiar as investigações.

No requerimento de criação da CPI, a oposição pede que sejam investigados os Ministérios dos Transportes, Cidades, Agricultura, Reforma Agrária, Trabalho, Turismo, além do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valec (estatal de ferrovias), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Em todos há denúncias de corrupção e irregularidades.

"Entendemos que não é só direito, mas mandamento constitucional, a atuação deste Parlamento, no sentido de fiscalizar todos esses fatos que vieram a público, quase que diariamente, nos últimos meses", diz o requerimento.

Para ser protocolado no Congresso, e a CPI sair do papel, o pedido precisa das assinaturas mínimas de deputados e senadores previstas na Câmara e no Senado.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário