sexta-feira, 11 de maio de 2012

Artigo de Bruno Alves: GREVE DOS PROFESSORES - Intransigência não Jaques Wagner!




A greve dos professores da rede estadual completou um mês nesta quinta-feira (10). Com a paralisação, mais de 1 milhão de estudantes estão sem aulas em todo estado, prejudicando assim todo ano letivo.

Vale ressaltar que a greve culminou de um acordo não cumprido pelo governador Jaques Wagner, acordo esse, que garanti o reajuste salarial de 22,22% para toda categoria. Contudo o governo petista, não cumpri o acordo firmado. Segundo a posição unilateral do governo, o reajuste será de 6,5% para todos professores e 22,22% para os professores do ensino médio. É importante destacar que o reajuste de 6,5% é para todos os servidores estaduais.

O governador Jaques Wagner, com históricos de greves, e filho do movimento sindical, se comporta de forma totalmente contrária as suas próprias convicções de um passado não tão distante. O governador que hoje não dialoga com grevista, é o mesmo que fomentava e participava das greves. Não só o governador como todo seu partido (PT), que hoje se mantém em silêncio com toda essa situação, a exemplo do deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Salvador Nelson Pelegrino, sempre presente nas greves quando o PT era oposição.

Como bem disse o deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa Paulo Azi, “O governador precisa ter humildade e reconhecer que errou na condução da greve”. É necessário sentar-se à mesa de negociação e buscar sanar um problema que o próprio governo criou, ao não cumprir o acordo.

Contudo parece que a tentativa do governo é vencer a greve pelo cansaço e colocar os professores da rede estadual no papel de vilão. Não caiam nessa armadilha! Se professores e alunos não estão em sala de aula à culpa é do governo do estado, que é incapaz de cumpri seus acordos.

Não é possível que em meio à greve dos professores que já dura mais de um mês, durante a maior seca dos últimos 40 anos, o governador esteja nesse momento na Europa. Como de costume, em momento de crise o governador se afasta. Depois não reconhece os acordos firmados.

É importante o governador Jaques Wagner cumprir o acordo, e entender que a educação é o maior alicerce do crescimento da nossa população e estado, sendo assim a valorização dos professores é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade na Bahia.

Bruno Alves
Presidente da Juventude Democratas da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário