quinta-feira, 24 de maio de 2012

Agripino: Governo massacra bolso do cidadão com quantidade de impostos



Dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) comprovam o que o Democratas sempre disse: o brasileiro paga imposto demais e tem serviços básicos de menos. São quase cinco meses de trabalho ao ano somente para pagar tributos. Em 2003, os contribuintes destinavam 36,98% de seu rendimento bruto para pagamento de impostos. Em 2012 essa fatia subiu para 40,98%, distribuídos em 63 tributos, taxas e contribuições.
“A carga tributária do Brasil é gigante, uma das mais elevadas do mundo, perdendo para nações desenvolvidas como Finlândia, Suíça, Noruega. O problema é que aqui no Brasil temos taxas ‘suíças’ e serviços de infraestrutura, segurança, educação, saúde precários”, disse o líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN). Segundo o IBPT, em relação à década de 70, hoje se trabalha o dobro de tempo para pagar tributação.
Em 2011, só o governo federal tirou dos contribuintes quase R$ 1 trilhão em forma de impostos, sem contar os tributos pagos aos governos estaduais e municipais. A arrecadação das receitas federais teve um crescimento real, com base no IPCA, de 10,1%. A carga tributária deve bater recorde em 2011, chegando a 36,2% do PIB, segundo estimativas.
Os tributos sobre o consumo (ICMS, PIS, Cofins, IPI, ISS) são os que mais pesam na conta. Segundo o IBPT, eles correspondem a 23,24%, em média, da renda do contribuinte. Mesmo assim, é o Imposto de Renda o tributo que mais faz sofrer o brasileiro. “O Estado cobra do brasileiro até mesmo impostos que ele não precisaria mais pagar, como foi o caso da CPMF em 2007 que Democratas ajudou a derrubar. Não dá mais para aceitar que o governo massacre desse jeito o bolso do cidadão brasileiro”.
Fonte: Imprensa Democratas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário