sábado, 27 de abril de 2013

Plano inclinado Gonçalves vai ser reformado




Desativado há dois anos e dois meses, o Plano Inclinado Gonçalves será completamente reformado pela Prefeitura de Salvador ainda este ano. Na manhã desta sexta-feira (26), o prefeito ACM Neto, acompanhado por secretários, comerciantes e pelo deputado federal Jutahy Júnior, assinou a ordem de serviço para as obras de contenção de encostas (com revestimento vegetal e concreto), estabilização do antigo prédio do 18º Batalhão da Polícia Militar e recuperação total do Plano Inclinado. No total, serão investidos R$ 2,5 milhões nas obras, que começam na próxima segunda-feira (29), de acordo com informações do secretário Paulo Fontana (Infraestrutura. Habitação e Defesa Civil).
Em seu discurso, ACM Neto ressaltou a importância da reativação do equipamento. “Uma cidade que recebe tantos turistas como Salvador tem de preservar a sua história. E o Plano Inclinado Gonçalves, que está encravado no centro histórico, faz parte da vida de Salvador”, disse o prefeito. Antes do fechamento, o plano transportava cerca de 10 mil pessoas por dia.
Presente à assinatura da ordem de serviço, o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-Bahia), Pedro Galvão, disse que a decisão da Prefeitura de devolver o Plano Inclinado Gonçalves à população vai incrementar o turismo no centro histórico. “Com o equipamento em funcionamento, os turistas certamente terão mais um motivo para visitar o centro histórico”.
Os comerciantes também elogiaram a iniciativa. “As nossas vidas serão bem diferentes depois que a obra for concluída”, disse José Pires Oliveira, que trabalha em um estabelecimento que conserta relógios na Cidade Baixa. “Desde que oplano foi interditado por falta de segurança, há pouco mais de dois anos, o movimento na loja caiu 60%. O prefeito ACM Neto deu mais uma demonstração que está mesmo cuidando da cidade”, afirmou Mário Fernandes de Souza.
O secretário José Carlos Aleluia (Urbanismo e Transporte) disse que outros ascensores de Salvador também serão recuperados. “Temos projeto para a execução de obras em outros planos”. Ao final do seu discurso, ACM Neto disse que, até o final deste semestre, espera resolver outras duas pendências: o Plano Diretor e a orla, que estão judicializados. “A população já percebe que estamos fazendo o que prometi durante a campanha, ou seja, fazer mais com menos. Todos sabem que a prefeitura dispõe de poucos recursos, mas as obras estão acontecendo porque tenho muita disposição e projetos para devolver a alegria a todos os cidadãos”, afirmou.
A origem do Plano Inclinado Gonçalves é uma rampa aberta pelos jesuítas em 1610. Em 1874, o ascensor começou a funcionar com o nome de Guindaste dos Padres. Em 1889, passou a se chamar Isabel, em homenagem à princesa que acabou com a escravidão no Brasil. Depois, ganhou o nome definitivo em referência ao empresário Manoel Francisco Gonçalves, engenheiro e diretor de uma empresa que explorava os serviços de eletricidade, telefonia e transportes em Salvador.
Fonte: www.acmneto.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário