quarta-feira, 3 de abril de 2013

Artigo de Bruno Alves publicado no jornal A Tarde – 03/04/13 - ‘Domingo é Meia’ é uma conquista popular




Menino negro, pobre e da periferia, eu bem sei as dificuldades enfrentadas para um lazer dominical em família. O pagamento das passagens de ônibus para todos os familiares irem à praia, zoológico, Fonte Nova ou cinema pesava no bolso do meu saudoso pai, que só programava esse “luxo” quando sobrava um dinheirinho.

Foi essa vivência que me inspirou a criação do “Domingo é Meia” como principal proposta da minha campanha a vereador. Tinha conhecimento de fato do benefício social dessa tarifa especial, que garante o pagamento de meia passagem nos ônibus de Salvador aos domingos, o dia consagrado ao lazer.

Se não havia chegado ainda a minha hora de defender os interesses do povo de minha cidade na Câmara Municipal, tive a satisfação de a proposta do “Domingo é Meia” ser adotada pelo candidato a prefeito do meu partido, ACM Neto, que, eleito, a transformou em realidade.

Surpreende-me, no entanto, surgirem vozes discordantes, como se diria popularmente, “botando gosto ruim” numa medida que traz benefício direto à população de menor poder aquisitivo.

Criticar o “Domingo é Meia” porque o benefício é concedido apenas para quem paga a passagem com dinheiro, no mínimo, é uma temeridade. É desconhecer o funcionamento das experiências com tarifas especiais aos domingos em outras capitais. Pior, é não saber que a maioria dos usuários do transporte coletivo em Salvador aos domingos já paga suas passagens em dinheiro, sendo diretamente beneficiada.

Querer estender o benefício do “Domingo é Meia” ao uso do Vale Transporte é ignorar que o Decreto nº 95.247, de 17 de novembro de 1987, que instituiu o Vale-Transporte, prevê a sua utilização exclusivamente para o deslocamento residência/trabalho e vice-versa.

A natureza do “Domingo é Meia” é outra. É o lazer, possibilitar que as pessoas passeiem mais pela cidade, visitem amigos e parentes, se divirtam. A estreia da tarifa especial no domingo da Páscoa já resultou em aumento de 20% no deslocamento por ônibus. Agora quem deve resolver o problema da segurança pública é o governo do estado.

Bruno Alves
Presidente da Juventude Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário