domingo, 7 de abril de 2013

Ônibus terão aviso de “Domingo é Meia” também em para-brisas




A Prefeitura de Salvador vai exigir das empresas que divulguem o “Domingo é Meia” também nos para-brisas dos ônibus. No segundo dia da tarifa especial que dá direito à meia passagem (R$ 1,40) a quem pagar com dinheiro, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, constatou o cumprimento da colocação do aviso na parte interna dos veículos, mas, ao pegar um coletivo da companhia Ondina, aprovou a iniciativa espontânea de divulgação também na frente do ônibus onde o usuário ainda no ponto fica sabendo do benefício.

“Na primeira portaria que baixamos, só exigíamos que o aviso do ‘Domingo é Meia’ fosse feito internamente, mas expô-lo também no para-brisa, além de aumentar a divulgação, vai distinguir os ônibus municipais, que são aqueles que dão direito à tarifa especial, dos metropolitanos que ficam mais caros aos domingos, porque não participam do ‘Domingo é Meia’”, explica Aleluia.

Às nove horas, o secretário, acompanhado do subsecretário Orlando Santos e do presidente da Juventude Democratas, Bruno Alves, autor do projeto “Domingo é Meia”, já estava no ponto de ônibus da Praça de Ondina, no sentido Barra. Ao descer de um ônibus, que pegou no Nordeste de Amaralina, a doméstica Rita de Cássia Souza, 40 anos, foi abordada por Aleluia e manifestou grande satisfação com a tarifa, que tinha acabado de usufruir pela primeira vez, para levar a filha Maria Júlia, de cinco anos, ao zoológico.

Morando em Salvador há apenas dois meses e trabalhando como babá, já Miriam Santos, 26 anos, também estava no mesmo ponto e desconhecia a tarifa especial. Ficou feliz ao tomar conhecimento. Com o desconto de 50% no valor da passagem de ônibus, ela calculou que poderia fazer passeios mais longos, durante os dias de folga, para conhecer melhor a cidade. Começou a planejar a visita a pontos turísticos e a Orla da capital, desejo antigo cultivado em Teolândia (BA), cidade onde vivia até o início deste ano. “Agora posso ir mais longe”, comemorou.

O desconhecimento por parte dos usuários da meia passagem para o pagamento em dinheiro ainda ocorria no segundo dia do benefício instituído pelo prefeito ACM Neto. O cobrador Antonio Carlos Pereira, com 20 anos de profissão, que trabalhava na linha Praia do Flamengo/Campo Grande, disse que, ao longo da viagem, orientou e devolveu o dinheiro dos passageiros que pagavam a passagem inteira (R$2,80).

Aleluia elogiou o profissionalismo de Pereira e destacou que os cobradores têm um papel muito importante na divulgação do “Domingo é Meia”. A cobradora Abgail Souza foi outra que demonstrou também muita disposição em informar os usuários sobre a tarifa especial. Feliz, o passageiro Salvador Purificação, trabalhador da construção civil, tomara conhecimento do benefício pela imprensa e levava a família para passear pela cidade. “Estamos podendo passear mais”, comemorou.

Na Barra, o secretário Aleluia acompanhou o reboque de um Celta, de cor verde, estacionado sobre a faixa de segurança defronte ao Farol da Barra. Em Ondina, ele também comunicou a Transalvador do estacionamento irregular de um Gol, azul, parado em uma vaga exclusiva para deficiente físico. O veículo também foi guinchado.

Fonte: AGECOM SEMUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário