terça-feira, 12 de junho de 2012

Salvador tem alerta para epidemia de dengue




Levantamento mostra aumento do índice de infestação nas residências. Resultado é atribuído à má conservação e higienização de recipientes.

Um estudo realizado em mais de 44 mil imóveis de Salvador mostra que a cidade apresenta alto risco para ocorrência de uma epidemia de dengue. O alerta foi feito pela Secretaria Municipal da Saúde na segunda-feira (11).

O levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor, foi realizado entre os dias 15 e 18 de maio, na capital. Segundo a secretaria, o estudo é realizado para orientar as ações de combate ao mosquito causador da dengue.

De acordo com o levantamento, o Índice de Infestação Predial de Salvador subiu de 2,7% para 4,2%, entre janeiro e maio deste ano. O aumento é atribuído à má conservação e higienização de tanques e tonéis, representando 38% dos locais preferenciais para depósito de larvas do mosquito, seguidos pelos vasos e pratos de plantas, com 28%.
A orientação para que os moradores ajudem a impedir a proliferação do mosquito é não deixar recipientes expostos que permitem a concentração de água, como garrafas, latas e pneus.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os bairros que fazem parte dos distritos sanitários São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário, Itapagipe, Pau da Lima e Cabula/Beiru merecem atenção especial nas ações de combate ao Aedes aegypti.

Moradores de Salvador podem usar o Disque Saúde 160 para denunciar focos do mosquito e solicitar visitas dos agentes de combate às endemias.

Caso mais grave

Um rapaz de 15 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica na madrugada de quarta-feira (6), no município de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Até a manhã desta terça-feira (12), não havia confirmação da causa da morte por parte da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O jovem morava no povoado de Catarina, próximo a Ourolândia, e começou a apresentar sintomas como dores de cabeça e vômito na quinta-feira (31).

O quadro do adolescente teria se agravado na segunda-feira (4), dia em que foi encaminhado para uma unidade de saúde em Jacobina. Após mais uma complicação, ele foi levado para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na terça-feira (5), local onde morreu.

Sul do estado

No dia 11 de maio, um rapaz de 27 anos morreu por complicações da dengue na cidade de Itabuna, região sul da Bahia. A Secretaria de Saúde da Bahia diz que o exame de sorologia feito no paciente apontou que a vítima morreu de dengue hemorrágica. Segundo o órgão, o soro do rapaz será reavaliado pelo Laboratório Central (Lacen), em Salvador. De acordo com a Sesab, o procedimento é comum em casos de doenças como a dengue, para confirmar a causa da morte da vítima.

Este foi o segundo caso da doença em Itabuna em menos de uma semana. Uma garota de nove anos morreu por dengue hemorrágica um dia antes.

A cidade está entre os municípios com alto risco de transmissão de dengue, aponta o mapa de vulnerabilidade divulgado pela Sesab. Já são mais de três mil casos registrados na cidade este ano. Entre janeiro e março deste ano, o aumento do número de casos foi de 900%.

O último boletim divulgado pela Sesab, que contempla até o dia 19 de maio deste ano, registra 41.913 casos de dengue na Bahia, número 11,8% maior em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 37.465 casos. Até esta data, 383 municípios notificaram a doença com destaque para Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Guanambi, Senhor do Bonfim, Serrinha, Jacobina, Ilhéus, Serrolândia e Capim Grosso. 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário