quarta-feira, 20 de março de 2013

Neto anuncia esta semana programação para aniversário de Salvador

salvador


A vocação de cidade cultural será o grande mote para a comemoração do aniversário dos 464 anos de fundação de Salvador (29 de março). A partir do próximo domingo (24), a capital baiana será tomada pelo Festival da Cidade – uma série de manifestações artísticas e culturais que se estenderão até o dia 31.
Os quatro cantos da primeira capital do Brasil receberão apresentações de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações. Ao todo, estão programados 100 eventos, com a participação de cerca de mil artistas. A programação completa será divulgada na próxima quinta-feira (21).
O principal objetivo da Prefeitura de Salvador, através da Salvador Turismo (Saltur) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), é o de transformar o Festival da Cidade num marco do calendário cultural e turístico de Salvador. Além de eventos privados, como peças de teatro, shows e exposições de artes plásticas, o município vai oferecer à população uma série de apresentações de rua e em espaços públicos, gratuitamente.
A programação vai se repetir anualmente, sempre no mês de março. Durante os oito dias de festa, baianos e turistas poderão desfrutar do que há de melhor em termos de arte e cultura. “A força da economia criativa da população de Salvador precisa ser impulsionada e aproveitada para gerar desenvolvimento socioeconômico. Por isso, criamos esse evento, que vai se incorporar ao calendário turístico e cultural da cidade”, afirmou o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani.
A presidente da Saltur, Cláudia Lima, destacou a importância do evento para o setor turístico. “Não podemos viver apenas de Carnaval. Salvador é mais do que isso e o papel do poder público é o de criar inventivos para atrair visitantes”, analisou.
A ideia de fazer uma semana totalmente dedicada à realização de eventos artísticos e culturais, movimentando todas as regiões de Salvador, também enche de entusiasmo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. “Nada mais interessante para mexer com a cabeça da população do que levar a arte para as ruas, de encher o povo de opções de entretenimento, valorizando as várias formas de manifestação cultural. O Festival da Cidade vai reforçar a ideia de que a cultura em Salvador é rica e diversificada”, avaliou.
Prévia da programação - O Festival da Cidade compreende grandes eventos, como os concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia nos dias 24, às 17h, e 28, às 20h, ambos no TCA; o show no Farol da Barra, às 20h do dia 31, com Banda Eva e uma série de convidados; e apresentações itinerantes, como o Stand Up Kombi, que leva humor a ruas e praças. Ainda haverá espaço para reforçar programas que já vêm ocorrendo, como o Canto da Praça Chorinho e MPB, na Praça Almeida Couto, em Nazaré, das 10h às 16h de domingo, e o Pôr do Sol em Monte Serrat, com Fred Menendez, também no domingo, às 17h.
A valorização da cidade também terá cadeira cativa no festival que comemora os 464 anos da primeira capital brasileira. Duas escolas municipais serão inauguradas pelo prefeito, que também entregará, dia 31, o Monumento de Fundação da Cidade, no Porto da Barra, completamente restaurado.
A valorização da cultura nos bairros é uma das metas da prefeitura, que promoverá diariamente a exibição de filmes de autores baianos ou com temática relacionada com a Bahia, dentro do projeto Cinema na Praça. A ação será realizada em áreas públicas dos bairros de Pirajá, Liberdade, Ribeira, Praça Municipal, Boa Vista de Brotas, São Caetano, Bairro Novo e Castelo Branco.
Fonte: www.acmneto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário