quarta-feira, 27 de março de 2013

“Empresa que comprar ônibus sem ar-condicionado ficará sem rodar”, diz Aleluia




O secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira à Rádio Sociedade e falou sobre a atual situação do sistema de transporte da capital baiana, avaliando a necessidade de melhorias na mobilidade urbana da cidade, além de comentando também sobre o metrô. Aleluia fez, questão afirmar que o problema do trânsito não é apenas dos motoristas, mas também dos pedestres que utilizam as vias de forma inadequada, precisando mudar esse tipo de comportamento.  “O importante é a mudança de cultura por parte da população, fazendo-as entender que as rua são para circular carro e o problema do transito de salvador é a disciplina”, disse. Segundo o secretário, o prefeito ACM Neto “vai anunciar uma sequência de obras que tratam do ponto de estrangulamento. Serão obras voltadas para o transporte coletivo”
Durante entrevista, Aleluia foi abordado também sobre o problema na qualidade dos ônibus que circulam pela cidade e, avaliando que apenas 30% da população será beneficiada com o metrô, confirmou que será realizada uma licitação para melhora a qualidade dos ônibus, onde todos terão que ser climatizados. “Na minha opinião não deve entrar mais nenhum (ônibus). Eu vou estabelecer e nenhum novo ônibus será incorporado a frota se não tiver ar-condicionado após a licitação. Quem comprar ônibus sem ar condicionado ficará sem rodar”, ressaltou. De acordo com informações do secretário, existe uma equipe exclusiva para “caçar” gente estacionada em passeio e multar, além de outra equipe buscando gente estacionada em vagas de idosos e deficientes. Já para os estabelecimentos privados, a exemplo de shoppings e mercados, é exigido que eles estabeleçam as vagas legais para idosos e deficiente e fiscalizem o cumprimento.
Sobre o Decreto Municipal que regula as operações de carga e descarga de materiais em logradouros públicos, estabelecido na gestão do ex-prefeito João Henrique, o secretário disse que nos próximos dias será regularizado e retomará com as fiscalizações. “Nós vamos regularizar e já estamos com uma minuta pronta. O prefeito ia assinar o decreto, mas eu recebi uma ligação a Federação da Indústrias querendo conversar. Esta semana ainda vamos conversar e ouvir os empresários.  Creio que ainda nos próximos dias deve sair o decreto.”, concluiu.
Fonte: Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário