segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura promove V Conferência Municipal de Cultura



"Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura" é o tema da V Conferência Municipal de Cultura, que acontece na próxima terça-feira (30), das 8 às 19h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves. Promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), o encontro deverá reunir cerca de 300 pessoas e vai abrir o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre a institucionalização das atividades culturais.

A conferência tem como intuito diagnosticar a situação atual e elaborar um plano estratégico que servirá de base para as ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. Serão dois eixos de discussão, um deles referente à "Implementação do Sistema Municipal de Cultura", cujo projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores e que pretende ser um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural.

O outro eixo é "Cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento", que abordará o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania; e economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

A abertura do encontro será feita pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e tem como palestrantes os professores da Ufba Paulo Costa Lima, da Escola de Música, e Ernani Coelho, da Escola de Administração, ambos com ampla atuação na área cultural. Na ocasião, serão eleitos os delegados que participarão das etapas das conferências Territorial e Estadual de Cultura. As inscrições para a V Conferência Municipal de Cultura podem ser feitas pela página da FGM na internet, ou no dia e local do evento, das 8 às 9h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário