Durante um programa de grande audiência de uma rede de TV americana, Malcolm X foi questionado pelo professor universitário afro-americano Dr.Payson.
Dr.Payson: Por que ensina a supremacia negra? Por que ensina o ódio?
Dr.Payson: Por que ensina a supremacia negra? Por que ensina o ódio?
Malcolm X: Um branco pergunta ao negro porque o odeio, é como o estuprador perguntar à violada: “Você me odeia?”. O Branco não está em posição moral para acusar o negro de nada.
Dr.Payson: Mas é um negro que te faz a pergunta.
Malcolm X: Quem chamaria você de negro com diploma de formação superior? E o que os brancos te chamam. É preciso entender o raciocínio, e para isso, é necessário saber que, historicamente, havia duas espécies de escravos: o negro da casa e o do campo. O negro da casa vivia junto do senhor, na senzala ou no sótão da casa grande. Vestia-se, comia bem e amava o senhor. Amava mais o senhor que o senhor o amava a ele. Se o senhor dizia: “Temos uma bela casa”. Ele respondia: “Pois temos”. Se a casa pegasse fogo, o negro da casa corria para apagar o fogo. Se o senhor adoecesse, dizia “estamos doentes”. Se um escravo do campo lhe dissesse: “ vamos fugir desse senhor”, ele respondia: “existe uma coisa melhor do que o que temos aqui?”. “Não saio daqui.” O chamávamos de negro da casa. É o que lhe chamamos agora, porque ainda há muitos pretos de casa.
O que você acha desse debate, aguardo seu comentário...
ResponderExcluirÉ, o negro na sua perfomace tem que sobresair em tudo, no ensino principalmente que é o inicio de tudo e a partir daí, tomar novos rumos, ingressando em uma faculdade, sendo doutores para que possam ser vistos como gente, pq. para sociedade todo negro é ladrão ou então aux. de serv. gerais, pura ipocresia.
ResponderExcluirUm debate muito bom, onde ele relatou a época da escravidão, nas diferenças entre os negros.
Seu log, está cada vez perfeito preto, nos trazendo temas muito criticos na sociedade, parabéns!