quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Artigo de Bruno Alves publicado no jornal A Tarde – 27/02/13 - DECADENTES VIÚVAS VERMELHAS



As manifestações contra a blogueira e dissidente do regime castrista, Yoane Sanchéz, são um sinal de alerta para nossa jovem democracia. De forma torpe, radical e primitiva a juventude partidária da UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), tentou de todas as maneiras cercear a liberdade de expressão da cidadã cubana.

É decepcionante observar um agrupamento político de jovens brasileiros agir de forma tão truculenta contra uma visitante a nosso país. Foi um comportamento de radicais, viúvas de um regime que, de muito, já teve seu prazo de validade vencido.

Os simpatizantes da revolução cubana, como se intitulam, deveriam saber, que manifestações políticas em Cuba, não são permitidas.

Trajados com camisas de Che Guevara, líder dos primeiros pelotões de fuzilamento da Revolução Cubana, fundador de campos de trabalhos forçados para homossexuais e dissidentes, além de um dos responsáveis pela tirania que tanto oprime o povo cubano. É inspirado nesse exemplo que os manifestantes acreditaram está realizando um grande feito.

Che Guevara é a referência dessa juventude viúva, que levada pelo marketing “capitalista” o transformou em ídolo. Na verdade, a maioria deles não sabe nem de quem se trata.

As manifestações políticas são um direito de todos, desde quando sejam realizadas de forma pacífica, sem agressões físicas ou verbais. Porém o que se viu foram manifestações agressivas, primitivas, com o único intuito de impedir a transmissão de informações e ideias da dissidente do regime castrista.

A ação promovida pela UJS pode configurar crime, previsto no artigo 146 do Código Penal – Decreto Lei 2848 de 7 de Dezembro de 1940: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda”.

Não podemos querer silenciar o outro, só porque divergimos de seu pensamento. A liberdade de expressão não é bandeira partidária, é alicerce da democracia.

Bruno Alves
Presidente da Juventude Democratas Bahia 

6 comentários:

  1. de uma coisa eu tenho certeza, vc é um bom mentiroso e tirou essas ideias da sua imaginação, por que nao tem fundamento nenhum!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente artigo Bruno! Viva a DEMOCRACIA!

    ResponderExcluir
  3. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!CellyMattos

    ResponderExcluir
  4. Leonardo Nascimento, você já leu "Cuba Livre" ou só a cartilha do minúsculo PC do B?

    Parabéns Brunão, pelo belo artigo!

    ResponderExcluir
  5. É Realmente deprimente saber que existem pessoas com tanta limitação de caráter ao ponto de se vender desta forma, é sabido de todo aquele que estuda um pouco sobre a história mundial que o regime castrista é sim ditatorial, e sabido de muitos também que é ele um dos financiadores dos militantes que foram reprimir a blogueira, o que vejo com essa atitude é um medo gigantesco da pelegada de perder a grana que recebem dos castro.

    ResponderExcluir