terça-feira, 2 de março de 2010

Grito de Alerta



Meus caros leitores, mais uma vez nós seremos protagonistas do futuro da política brasileira, as eleições se aproximam e com ela a oportunidade de fazermos uma mudança no cenário político nacional. Não vamos mais uma vez perder essa oportunidade, pois no final somos nós que fazemos a diferença.


É necessário que haja um maior envolvimento sobre os assuntos pertinentes a nossa coletividade, e a política é um dos alicerces principais da mudança que tanto almejamos.


Os discursos são importantes, os debates também, porém os projetos são mais importantes ainda. A nossa sociedade necessita de estadistas, de pessoas que pensem nas próximas gerações e trabalhem para oferecer a mesma um futuro com maiores possibilidades e dignidade.


Minha intenção não é indicar esse ou aquele candidato, mas sim despertar em você o interesse político, e fazê-lo perceber que a política está inserida em nosso dia-dia. Seja na saúde, educação, segurança, habitação, alimentação, entre outros fatores tudo envolve a política e o candidato que você escolheu.


A nossa jovem Democracia necessita da sua participação para chegar à fase adulta, e essa fase só será alcançada quando a população do nosso país em sua maioria souber usar de forma coerente as ferramentas que o sistema democrático oferece e que tanto lutamos para conquistar.


Como dizia o filósofo francês Joseph De Maistre (1753-1821) crítico da revolução francesa, inimigos das republicas e defensor das monarquias e do papa durante anos. “Cada povo tem o governo que merece.” A expressão não crítica os maus governos, mas sim aos responsáveis pela eleição de seus representantes.


Portanto, aos eleitores eu peço sabedoria e serenidade na escolha dos seus candidatos, pois os mesmos estarão escolhendo seus representantes. Aos candidatos peço que pensem nas próximas gerações e não nas próximas eleições. Ou seja, a mudança que tanto almejamos está em nossas mãos.


5 comentários:

  1. Sobre a frase do Joseph De Maistre ...Imagine a Bahia comandada por anos e anos pelo coronel ACM, vc acha que este povo merecia tão desonesto governante?
    Cada povo tem o governo que consegue manipulá-lo melhor. Na época da revolução francesa estava surgindo a imprensa e a comunicação de massa era embrião. Muita coisa mudou de lá pra cá, inclusive políticos pilantras aprenderam a enganar o povo. Veja a que ponto o estado da Bahia chegou em termos de saneamento básico e educação, será que seu povo merece isso? É preciso entender como o povo não consegue se livrar dos maus políticos. ACM Neto vem ai! Cuidado! Abç

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, eu não tô aqui pra julgar ninguém mais e sempre fácil achar um culpado pra tudo e sair apontando dedo, só que os nossos erros de não educar nos filhos direito, não querer saber de política por ser um assunto chato...Como vamos cobrar algo? Sendo que nós mesmo ja nos deixamos corromper por bolsas auxilio, vale leite etc...O povo brasileiro deveria parar de ser burro e acreditar mais nele e parar de se vender por pouco. Nosso país é rico e se cada um de nós tivessemos essa consciencia poderíamos ser um pai´s de primeiro mundo e bem melhor que alguns países como Japão, Eua...pois temos essa capacidade...se pararmos pra pensar se o Brasil fosse tão ruim, nãon haveria tanto estrangeiro se fazendo no nosso país e as nossas custas...olha nosso litoral e todo comandado por pessoas estranhas de fora, que estão investindo aqui...até que ponto isso eh bom? Vejo que daqui uns anos meus filhos e meus netos não terão essa beleza toda que temos hoje de gratis...Tenho medo deles terem que pagar pra poder usar nossas praias...estamos dando de mão beijada pedaço por pedaço para pessoas estranhas e isso eh um vergonha.......................

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, fico feliz com seu comentário. Em relação à frase do Joseph acredito ser bastante atual para nossa época. Como coloquei no texto, a expressão não crítica os maus governos, mas sim aos responsáveis pela eleição de seus representantes.
    No mesmo texto faço alusão a nossa jovem Democracia, que em minha opinião não chegou à fase adulta, um dos principais motivos é que a nossa população ainda não aprendeu usar as ferramentas que o sistema Democrático oferece.
    Em tempos em que a represaria era severa nos éramos muito mais atuantes, e é isso que quero destacar. Se nós ficarmos no conformismo em aceitar as coisas como elas nos são impostas, nada mudara. O 1° passo é o que estamos fazendo discutir o assunto e ecoar para o máximo de pessoas possíveis, o 2° é a participação de forma ativa e eficiente no processo democrático, o 3° dá oportunidade a novos nomes na política brasileira. E não pense que os passos terminam por aí.
    Jean Jackes Rousseau disse que "... nem todos têm a totalidade da razão tampouco à totalidade do erro”. No que tange a questão partidária no momento prefiro não comentar. O mais importante no momento é ecoar o meu, o seu, o nosso Grito de Alerta.

    ResponderExcluir
  4. Caro Bruno,

    Compartilho do mesmo sentimento que você. Penso que nós, jovens, devemos nos envolver muito com a política. Isso se faz necessário porque tudo passa pela política (não necessariamente a política partidária, como muitos pensam).
    Ocorre que constato uma apatia muito grande no povo, sobretudo nos jovens. Penso que muitos fatores contribuem para isso, sendo que o principal é o sentimento de ojeriza provocado pelas ações daqueles que deveriam nos representar e zelar por nossos interesses. Exemplo emblemático disso é a podridão que veio à tona em Brasília. Podridão essa fartamente documenta como nunca antes na história deste país. E o mais desestimulante para os jovens é verem pela TV outros jovens, como os brasilienses, serem duramente reprimidos a mando de um governador como o ex-demo Arruda com a complacência de todos. Tais fatos tendem a gerar um sentimento de desilusão nos demais jovens que não se interessam tanto pela política como nós. Outra coisa que merece observação (baseado inclusive no que comentou uma pessoa acima) é vermos políticos jovens do naipe de um ACM neto ocupando espaços tão importantes. Sujeitos como esse referido deputado, oriundo de uma oligarquia que só fez afundar nosso estado, resultando hoje nessa escalada de violência (por não terem investido em educação, em assistência social) jamais estimularão outros jovens a ingressarem na política formal com boa intenções. Pelo contrário. Políticos como ele são a prova concreta de que a política partidária é buscada apenas para conquista de bens materiais e perpetuação no poder outrora conquistado por seus familiares. Jovens como esse referido político fazem outros desacreditarem na política partidária como instrumento de promoção da melhoria de vida das pessoas porque ele não faz isso. Ele está na política apenas para manter seu status quo, para não deixar de se beneficiar das benesses que o Estado proporciona. E isso revolta e desestimula jovens esclarecidos e bem intencionados a acreditarem na política partidária e, consequentemente, na política de forma geral. O que é lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Pizane, fico sempre muito feliz com os seus comentários, temos pensamentos muito próximos apesar de sermos antagônicos em algumas situações. Contudo é através da diferencia dialogada que podemos construir um futuro melhor para nossa sociedade.
    Entendo sua colocação sobre os motivos que vem afastando o jovem da política, contudo essa “desculpa” não vai nos levar a lugar nenhum. Como pode perceber o meu maior interesse no texto é levar não só o jovem como toda a população a participar de forma coerente do sistema Democrático e as ferramentas que o mesmo oferece, e espero na certeza que meu pedido seja atendido que vc mim ajude a divulgar esse texto e aumentar nossas discussões que hj ocorrem no âmbito virtual, mas pretendo que chegue às ruas.
    No que tange ao Dep. ACM Neto, reescrevo a frase acima citada de Jean Jackes Rousseau que disse: "... nem todos têm a totalidade da razão tampouco à totalidade do erro”.

    ResponderExcluir