quarta-feira, 10 de março de 2010

Educação: Fiquem atentos eles querem nos enganar.



É certo que a educação é o alicerce de qualquer nação que almeje ser grande, contudo com o Brasil parece ser diferente. A educação continua não sendo levada a serio. Em todos os ramos da gestão pública observamos a falta de ações e projetos para que a educação no Brasil seja aprimorada. Os poucos investimentos voltados à educação continuam sendo realizados sem nexo nem ordem.


No que se referem ao governo federal, os paliativos criados acabam gerando uma educação de má qualidade e uma grande proliferação de faculdades com nenhuma preocupação com a qualidade do ensino e sim, só apenas com o retorno dos investimentos realizados.


Quando falo em paliativos, me refiro aos programas do governo federal que ajudam os jovens a ingressarem no ensino superior, como: Prouni, Fies, Enem. Gostaria de salientar que sou a favor desses programas, que visão minimizar o déficit educacional no Brasil, como também pela certeza que as faculdades públicas, sejam elas federais ou estaduais não atendem a demanda que o estado necessita. O grande problema é que a base continua sendo deixada de lado, não se tem bons frutos com raízes fracas.


O Ministério da Educação (MEC) reprovou 36,3% dos 4.819 cursos de ensino superior avaliados no Enade, o exame nacional de desempenho dos estudantes realizado no ano passado. Ao todo, 1.752 cursos das 30 áreas submetidas ao Enade tiraram as notas 1 e 2, as mais baixas da avaliação. Somente 6% dos cursos receberam a nota 5, a maior do Enade. Enquanto 23,26% das públicas tiraram desempenho muito bom ou excelente (notas 4 e 5), somente 6,8% das privadas conseguiram o mesmo resultado.


Veja agora como o nosso governo investe na educação de base do Brasil:


INVESTIMENTO DIRETO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (% DO PIB)
Educação infantil 0,4%
Ensino Fundamental I 1,5%
Ensino Fundamental II 1,4%
Ensino Médio 0,6%
Total da educação básica 3,9%

Os números acima ilustram meu descontentamento com os investimentos voltados a educação de base. Com investimentos como esses como podemos usar a educação como principal e talvez único meio de mudança, e dissolvimento das diferenças tão impregnada na sociedade brasileira.


Caro leitor, você sabe por que a maioria dos alunos do nível superior em faculdades publica são da classe média? Porque esses tiveram um ensino base de qualidade, enquanto a maioria da população tem que se virar com os 3,9% do PIB voltados à educação básica no país.


É um fato que os investimentos voltados à educação são feitos de forma fracamente eleitoreira, como dizia Anísio Teixeira. Só se investe no ensino superior, pois lá estão os votos. Essa é a minha triste conclusão.


Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/index.php
Todos pela educação: http://www.todospelaeducacao.org.br/Numeros.aspx?action=1

2 comentários:

  1. É realmente uma vergonha o investimento que o governo dispõe para a educação básica no Brasil. Concordo com seu ponto de vista. Excelente tema abordado. Parabéns e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, enquanto o governo só se preocupa com os números do ibope com nas intenções para voto, a educação fica acuada e vive na Uti, de nada adianta tantos programas como enem e outros que ajudam a classe menos favorecida, se ao chegar lá o ensino é de má qualidade, estes serão nossos futuros médicos, doutores da lei, mestres, engenheiros. Que ironia hein! ótimo tema abordado Bruno e particpe do meu log neste endereço: http://fotolog.terra.com.br/busfeira

    ResponderExcluir