quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gripe Suína: Mais uma vez o governo se mostra inoperante.



A Gripe Suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México.

Assim se iniciou a Gripe Suína, e se espalhou no mundo em uma velocidade assustadora, porém aqui no Brasil a bonança reinava e não havia motivo para preocupações, pois o país estava preparado para essa situação. Como eu ainda me pergunto? Não conseguimos resolver nossos problemas internos, mas um problema de saúde global está preparado?

A falta de informação e a tranqüilidade do Ministério da Saúde, através do nosso ministro José Gomes Temporão, que parecia acreditar que de fato o país estava preparado, favoreceram ainda mais o aumento de casos da gripe suína no Brasil, e mesmo com a gripe chegando ao país, nosso ministro acreditava ser apenas casos isolados de pessoas que tiveram em países contagiados. Mas será que nosso ministro acreditava que isso não iria acontecer?

A gripe suína começava a ganhar força no Brasil mesmo assim a falta de informação reinava, parecia que a gripe suína era uma gripe qualquer, ou melhor, aquela gripe de mudança de clima. Informações de todo tipo se espalhavam: quem não for a regiões afetadas está livre da gripe suína, a gripe não mata, o país está preparado, entre outros. O que estamos vendo é um verdadeiro despreparo para lidar com situações como essa, e não é de agora que percebemos isso, a ineficiência do Ministério da Saúde se faz presente na maioria dos problemas que nossa coletividade apresenta, o sistema de saúde publica brasileiro carece de investimentos de forma eficiente e eficaz, faltam leitos, médicos, remédios e uma estrutura que não se ver. Não poderíamos prever uma realidade diferente com a gripe suína.

O problema da gripe suína, é que o governo tratou essa situação com paliativos, e não com ações educativas e informativas sobre a doença. Hoje a cada dia os números de casos aumentam e os de mortos seguem a crescer. A região Sul do país, fala por se só o despreparo do Ministério da Saúde, será que o ministério não sabe que a região sul do pais faz fronteiras com países onde a gripe suína se faz presente, Chile, Argentina e Uruguai, isso sem falar das baixas temperaturas desta época do ano neste países e na região sul, o que tem sido decisivo para que a gripe suína se alastre.

A única declaração pertinente do nosso ministro foi: “A gripe suína circula pelo país”, o problema é que nós já sabíamos e vitimas já haviam sido feitas. Em relação a nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva, absolvam o mesmo, pois ele não sabe ainda que a gripe suína passou e resolveu ficar no Brasil. Por isso não citei o mesmo em meus comentários.

4 comentários:

  1. Pois é caro Bruno, a gripe é uma marolinha que já levou um baiano, é o que consta nas principais capas dos jornais. Se confirmado, este será o primeiro caso de morte pela tal "gripe suína" em Salvador. Vamos ver até onde as autoridades e os órgãos competentes irão virar a cara para os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Ops!!! Amiga mara, quando digo: Gripe suína uma marolinha que estacionou no Brasil, faço uma alusão ao descaso de nossas autoridades com essa situação. Obrigado pelo comentário, abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, usei o termo marolinha justamente nesse sentido, pois as autoridades estao vendo o agravante dessa doença e estao de braços cruzados achando que isso é bem superficial e que não nos afeta.E devemos ter o máximo de cuidado pois já esta em nossa cidade

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Mara, gosto de seus comentários, abrigado...

    ResponderExcluir