sábado, 18 de julho de 2009

O PELOURINHO VOLTOU A SER CASTIGADO!!!


Pelourinho, triste Pelourinho. Local onde os escravos eram castigados, e não foi construído no centro da cidade por acaso, mas sim para demonstrar à sociedade, a força e poder dos senhores.


Trazendo para uma história recente, não tem como deixar de citar Antônio Carlos Magalhães, carinhosamente apelidado de ACM, que em março de 1992, ao completar um ano de mandato, em entrevista concedida a um jornal da Bahia, o então governado afirmou que a recuperação do Pelourinho e de todo centro da cidade era prioridade da sua administração. Disse está disposto a colocar recursos do estado imediatamente para recuperar três ou quatro quarteirões, de modo a demonstrar a viabilidade do empreendimento e tornar o Pelourinho um “cartão postal” da Bahia. Declarou ainda que, queria presidir pessoalmente o empreendimento e assumir toda a responsabilidade pela recuperação do Centro Histórico (A tarde, 15 de março de 1992).


Aí se iniciava a nova fase do Pelourinho, que ganhava novo impulso e atraia olhares de brasileiros e estrangeiros. Podemos dizer que se iniciou talvez a melhor fase do Pelourinho. Investimentos eram feitos constantemente, ao contrário de décadas passadas onde se multiplicava o fechamento de lojas e casas comercias. A região voltou a ser propicia ao investimento e novas casas comercias começaram a surgir a exemplo de bares, lojas de artesanatos, restaurantes, joalherias entre outros. O pelourinho voltou a ser economicamente ativo.


A Bahia e principalmente Salvador agradece e muito ao Pelourinho pelo crescimento turístico na região, e esse crescimento não foi apenas pela revitalização, mais com ações que movimentava o Pelourinho por todo o ano, como o projeto dia e noite, que era um dos responsáveis pela manutenção da atratividade da região com eventos como: Peças teatrais, shows musicais, festas típicas e acontecimentos fomentavam o pelourinho. Com isso as ruas do Pelourinho viviam sempre movimentadas e atraiam cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.


Queria poder aqui continuar a contextualizar essas vitórias, falar mais sobre nosso conjunto arquitetônico, que tanto chama atenção do mundo e não deixa o Pelourinho morrer, porém a situação é grave, podemos ir mais além e dizer que é gravíssima, esse mesmo Pelourinho que tanto falei, hoje ele pede socorro, o abandono vem tomando conta, e a proliferação da marginalidade é visível, e alarmante, será que o Pelourinho vai voltar a ser “Pelourinho”, não entendeu, entenda como quiser minha intenção é essa, gerar a sua reflexão e principalmente daqueles que estão no poder, e podem e devem intervir nessa situação.


O Pelourinho não é um “bairro qualquer” sendo que qualquer bairro merece respeito, vale lembra que em Dezembro de 1995, a região que abriga o Pelourinho foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e tenho certeza que o nosso governador Jaques Vagner e nosso prefeito João Henrique sabem disso. Não é hora de apontar o dedo para os responsáveis, mas sim de juntar forças para resolver essa situação que vem se arrastando por anos, eu poderia está colocando falhas, até mesmo do projeto de revitalização, como o esquecimento da população local onde nada foi feito pela mesma, na minha concepção não se revitaliza um determinado local sem investir nas pessoas que nela habitam.


Hoje as ruas do Pelourinho não brilham mais como antes, ao se dirigir ao Pelourinho logo na sua entrada, nos deparamos com ruas em péssimo estado, e não para por aí, temos que nos deparar com a triste cena de pessoas debruçadas aos casarões fazendo uso de todo tipo de drogas sem nenhum pudor, entre elas muitas crianças e jovens, continuando essa trajetória somos constantemente abordados por pedintes que em sua maioria são usuários de drogas, alguns pedem lata de leite para sensibilizar as pessoas, mas na verdade logo que ganha a lata de leite trocam ou vendem para comprar drogas, se você for persistente e continua o passeio, agora muito cuidado que você pode ser assaltado na próxima esquina, pois a falta de segurança também é visível, principalmente durante a noite onde a falta de policiais é mais alarmante, na região da Praça da Sé às vezes você procura e não acha apesar do batalhão ser bem ao lado.


É triste eu ter que escrever esse texto, eu que sou comerciante e freqüentador do Pelourinho desde meus 13 anos, porém o meu silêncio não se faz oportuno e nem eloqüente neste momento.

8 comentários:

  1. Olá Bruno....
    O que vc escreveu sobre a situação do Pelorinho é um triste fato, quem olha pra o pelorinho de atualmente percebe que tem alguma coisinha errada com seu estado atual.
    Um abraço e continue escrevendo.
    Guto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É louvavel o seu comentário e desabafo.

    Lembro que antes o Pelourinho era bem frequentado por moradores locais, turistas nacionais e estrangeiros. Hoje o poder público vira a cara para o Patrimônio Cultural da Humanidade, isto é se dentre pouco tempo não irá perder esse título.

    Recentemente o "Pelourinho" ganhou limpeza, policiamento ostensivo, mas pq será que houve essa atitude???? Nada mais nada menos que a visita inesperada do Raúl Castro.

    Será que o local só merece respeito se alguma autoridade vinher ao local ou fazer uma visita inesperada?? Porque não respeitar os comerciantes e os moradores do lugar para que assim o Pelourinho volte a ser o Pelourinho de outrora, bem frequentado, com policiamento, grandes atrações dentre outras. Está na hora do poder público olhar mais para o local e não esperar as eleições chegar para tomar alguma atitude.

    Ass: Mara Silva

    ResponderExcluir
  4. Pois é Bruno, infelizmente aconteceu o que eu havia comentado com você antes de encerramos a faculdade. Agora é torcer para que os nossos governantes percebam a riqueza do Pelô e voltem a dar a merecida atenção a esse local.

    Gostei do seu artigo.

    Juci

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno.

    Cada dia que abro os jornais vejo mais e mais matérias relacionadas ao Pelourinho. Turistas belgas foram assaltados no Carmo, praticamente por oito assaltantes e pra completar a situação o secretário de "segurança pública" César Nunes disse em entrevista ao Jornal A Tarde, no mesmo dia, que o Pelourinho era "a área menos violenta" do Estado. Parece até piada.

    ResponderExcluir
  6. Amiga Mara nosso secretario certamente não acompanha os tristes fatos que ocorrem na região, e lhe digo mais, os indivíduos que fazem esses delitos são sempre os mesmo, agora não sei por que ainda continuam nas ruas... Irei fazer um texto com o tema: Violência no Pelô, explicitando essa situação e fazendo um link com épocas passadas...

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno, o Pelourinho mais uma vez volta a tona nos nossos post.
    Saiu na matéria do Jornal Correio (04.08.2009) que o "Prefeito de Salvador manda baixar impostos no Pelourinho" dentre outras ações.Isso porque o mencionado jornal revelou o abandono.

    Será que realmente essa medida não é apenas um paliativo diante da atual gravidade que se encontra o local?

    Dá uma olhada no quadro de responsabilidades

    Setor órgão responsável
    Iluminação: Prefeitura
    Patrimônio: Estado e União
    Segurança: Estado ( Guarda Municipal - inibir ação de pedintes)
    Ambulantes: Prefeitura
    Limpeza: prefeitura
    População de rua: Prefeitura
    Cultura: Prefeitura e Estado

    Assim como está é bem bonito, mas na prática nada é feito.

    Esperamos que esta ação não seja apenas uma operação "tapa-buraco" faz hj e amanhã não se tem mais.

    Sucesso no blog

    ResponderExcluir
  8. Em suma só nos resta aguardar e fiscalizar essa situação. Muitos problemas, como limpeza, iluminação, segurança podem ser resolvido de forma imediata, e seria importante o retorno da terça da benção para trazer um publico que já era freqüentador desses dias no Pelourinho e não eram poucos. A terça da benção são 4 dias no mês e 52 no ano, e isso nos foi tirado, o que era bom para o Pelô como um todo. Espero que não sejam apenas paliativos e nem um ato temporário. No que diz respeito à segurança realmente aumentou essa semana, espero que continue, estarei observando e comentando aqui, abraços. Obrigado!!!

    ResponderExcluir