domingo, 21 de dezembro de 2008

A mão é branca, e o sistema é bruto.



É de conhecimento de toda a sociedade que a violência no Brasil vem aumentando a cada ano, e na Bahia não é diferente. A falta de emprego, a má distribuição de renda e a falta de programas social que visam “acabar” ou minimizar com as diferenças tão impregnadas na sociedade brasileira, são fatores predominante para que estejamos vivenciando esse verdadeiro abismo social.


Há tempos alguns programas vêm mim chamando atenção. Sabe-se que a verdadeira razão de ser do sistema carcerário de qualquer país, é buscar pela reintegração do infrator a sociedade, após o mesmo cumprir sua pena pela infração cometida.


Contudo a exposição de alguns infratores ou suspeitos, podão qualquer oportunidade de reintegração a sociedade. Sabemos que a nossa coletividade é por demais preconceituosa e apelações como são feitas por programas como Se Liga Bocão, Que venha o Povo acabam sendo negativo para um sistema que busca essa reintegração social, outro detalhe a ser mencionado é a questão das entrevistas que são realizadas nas próprias delegacias o que eu considero um absurdo.


É certo que existem casos e casos, a divulgação de imagens de meliantes procurados, ameaçadores, e que de uma forma ou outra represente um perigo a sociedade, entendo como um alerta. Mas quando observo entrevista com um tom hilário isso mim preocupa, pois muitos desses meliantes poderiam ter uma nova oportunidade na sociedade, contudo acredito que após essa divulgação negativa o caminho da reintegração fica mais longo.


Não estou com isso desfazendo dos programas acima citados, que em minha opinião vem fazendo um assistencialismo positivo, haja vista que os governantes não realizam a sua função de forma eficiente, contudo fica a ressalva.



2 comentários:

  1. muito iteressante seu blog, gostei muito da tematica e de sua abordagem parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ler um texto de opinião que faz críticas a mídia é sempre conveniente. Pois, são muitas as pessoas que assistem e poucas são as pessoas que tem uma visão crítica das programações. E isso é preocupante, afinal a mídia tem uma grande função, mas, na maioria das vezes não é colocada em prática. A função dos meios de comunicação social é informar, passar conhecimentos e educar. Os canais abertos, diversas vezes deixam a desejar como os exemplos citados brilhantemente no seu texto. E são estes canais que atingem as populações mais carentes de instruções e conhecimentos. Apelação, sensacionalismo, falta de ética profissional não se encaixam em nenhuma profissão e muito menos em um jornalismo sério e competente. A nossa classe baixa não está carente apenas de objetos materiais, e sim de informações, conhecimentos e educação. O nosso sistema carcerário é vergonhoso, ridículo. A função de qualquer sistema presidiário é trabalhar com os presos para reintegrá-los na sociedade como cidadãos, mas isso no Brasil, país subdesenvolvido, não acontece e está longe de acontecer. Textos como o seu merecem ser lidos e escritos sempre.

    ResponderExcluir