segunda-feira, 12 de julho de 2010

O BRASIL NECESSITA DE UMA CONVERGÊNCIA POLÍTICA


A Copa do Mundo chegou ao fim e apesar da derrotar percebemos que no que tange o individualismo ainda somos os melhores do mundo, contudo o excesso do individualismo prejudica o coletivo.

Durante a Copa percebemos a união em torno da seleção brasileira, assim como nos demais países. Chama-me atenção eu baiano que sou conhecedor da rivalidade entre os dois maiores clubes do estado da Bahia, o Vitória e o Bahia, testemunhar o torcedor do Vitória comemorando as facetas de Daniel Alves na seleção brasileira com orgulho por ser baiano e brasileiro. Observamos torcedores de diversos clubes unidos na torcida e no sentimento pela nossa seleção é vibrante essa emoção.

Mas a Copa acabou e com ela a divisão por clubes já voltou, é normal, hoje os torcedores do Bahia certamente vão usar Daniel Alves nas rodas de boleiros como orgulho para nação tricolor por ter disputado uma Copa do Mundo e os do Vitória irão relembrar seus nomes, como: Bebeto, Dida, Edilson, Vampeta.

No meu intimo eu fiz uma comparação e quero dividir com vocês. Comparei os clubes com os partidos políticos e a seleção brasileira com o nosso país. Deveríamos observar a Copa do Mundo além das quatro linhas.

No inicio da Copa o técnico da seleção espanhola Vicente del Bosque em entrevista coletiva foi questionado, como ele iria administrar a rivalidade entre os jogadores do Barcelona e Real Madrid. O mesmo não gostou da pergunta, mas respondeu que naquele momento estavam representando a Espanha. O final nós já conhecemos, a Espanha é o mais novo campeão do mundo.

Hoje observamos na política brasileira que a divisão partidária não vem levando em consideração as necessidades daqueles que o mesmo representa, ou seja, o povo brasileiro. Costumo dizer que a diversidade partidária é que nos garante opções, e ainda que tenhamos opções partidárias distintas todos temos o mesmo objetivo, que é o crescimento do país juntamente com o seu povo.
O Brasil necessita de uma convergência política para que avanços representativos ocorram e melhore a qualidade de vida da nossa população. Questões como Educação, Sistema de Saúde, Reforma Tributária, Reforma do Código Penal, Reforma Política entre outros. São questões que demandam de uma convergência política para que os avanços ocorram.

A “divisão partidária” deveria existir apenas em período eleitoral. Não é utopia, é uma necessidade para que o Brasil desenvolva. Parar com essa inveja do sucesso do outro e colaborar se for melhor para seu município, estado ou país. É extremamente decepcionante perceber que as eleições não terminam com a eleição do candidato, no Brasil ela é continua e ocorre a todo o momento. Como já disse antes: Nossa política carece de gestores com olhar inovador, pensamento diferenciado. Chega de políticos, necessitamos de estadistas.

Acredito no Brasil e no seu povo e tenho certeza que esse povo heróico o brado e retumbante, irão transformar um sonho intenso em realidade vívida. Um país que já é gigante pela própria natureza e o teu futuro espelha essa grandeza, contudo está mal acostumado em ficar deitado eternamente em berço esplêndido, mas se sente iluminado pelo sol de um novo mundo, pois percebe que um filho teu não foge a luta, então filhos vamos nos unir pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário