domingo, 11 de abril de 2010

JOSÉ SERRA DÁ O TOM TUCANO NAS ELEIÇÕES 2010.


Finalmente foi realizado o lançamento da pré- candidatura à Presidência da República do ex-governador de São Paulo José Serra. Durante o lançamento ficou evidente que de início a campanha tucana será focada na apreciação de projetos e aproximação com as classes menos favorecidas da sociedade brasileira. Serra quer evitar como ele mesmo disse, “o nós contra eles” o que é usado pela candidata Dilma Roussef.

Parece-me que Serra percebeu que a popularidade de Lula, junto com a estabilidade econômica brasileira são fatos que não podem ser negados, contudo Serra afirma, “Não foram conquistas de um só homem ou de um só governo, muito menos de um único partido. Todas são resultados de 25 anos de estabilidade democrática, luta e trabalho. E nós somos militantes dessa transformação, protagonistas mesmo, contribuímos para essa história de progresso e de avanços do nosso país. Nós podemos nos orgulhar disso”. O que não é mentira. É de conhecimento de todos aqueles que buscam a razão política, que o governo Lula deu seguimento a vários programas construídos no governo de Fernando Henrique Cardoso, como por exemplo, o programa assistencial Bolsa Família, que se trata da unificação e ampliação de programas lançados no segundo governo de FHC, além de ser responsável por criar condições macroeconômicas para o crescimento consolidado na era Lula.

Outro detalhe a ser observado durante o lançamento da pré-candidatura de José Serra é que o mesmo sempre tenta exemplificar seus argumentos com fatos já realizados pelo mesmo. Como por exemplo, ao dizer “Eu quero ser o presidente da União”, Serra lembra que como ministro do governo FHC, conseguiu o apoio de todos para tirar do papel o seguro-desemprego, que beneficia sete milhões de brasileiros, além de recordar alguns de seus méritos, como a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Agencia Nacional de Saúde, entre outros. Ficou evidente a tentativa do ex-governador em comparar a sua trajetória política com a pré-candidata do PT Dilma Roussef.

O Senador Sergio Guerra pelo PSDB-PE nos mostra que o pensamento acima descrito já está em movimento ao afirmar que, “não dá para comparar nosso candidato com ela. Sem subestimá-la, sem diminuí-la, efetivamente ela é improviso, ela é improvisação. Não tem conteúdo para ser presidente do Brasil, não tem competências”. Uma pergunta ficar no ar, se vários grandes nomes do PT não estivessem se envolvido em escândalos será que Dilma Roussef seria candidata a presidência?

O próprio Serra já afirmou anteriormente em entrevista ao jornalista Luiz Datena, da Band, que “Lula está terminando bem o governo, contudo o presidente é insubstituível, ele não governa terceirizado”. Ou seja, Serra quer deixar bem claro para os eleitores que o governo Lula acaba no fim de seu mandato, independente de quem venha ganhar as eleições presidenciais.

Agora cabe aos eleitores escolherem entre Dilma Roussef, que afirma ser a continuidade do governo Lula ou José Serra que afirma ser o presidente da união.

Segue abaixo a cronologia do pré-candidato José Serra:

CRONOLOGIA DE JOSÉ SERRA
2006 - 2010 Eleito governador de São Paulo.
2004 Eleito prefeito de São Paulo.
2002 Candidatura presidencial. Perde para Luiz Inácio Lula da Silva.
1998-2002 Ministro da Saúde do governo FHC.
1994 Eleito Senador por São Paulo.
1995-1996 Ministro do Planejamento e Orçamento.
1996 Candidato a Prefeitura de São Paulo. Perde para Celso Pitta e Luiza Erundina.
1986-1994 Eleito e reeleito Deputado Federal por São Paulo.
1978 Retorna ao Brasil e a vida política.
1974-1978 Se exila nos Estados Unidos.
1973 Golpe de Pinochet no Chile. Ajuda pessoas fugirem para o Panamá sendo preso pelo exército Chileno.
1965-1973 Se exila no Chile após ação do DOPS na Ação Popular.
1965 Volta clandestinamente ao Brasil tentando reorganizar a Ação Popular.
1964 Discursa no comício da Central do Brasil com João Goulart. Exilado na Bolívia e após isso na França.
1963 Eleito presidente da União Nacional dos Estudantes com apoio do Partido Comunista Brasileiro.
1962 Eleito para a diretoria do Movimento Estudantil e inicia a Ação Popular
1960 Ingressa no curso de Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
1942 Nasce em São Paulo, no bairro da Moóca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário