quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A vergonha Democrata tem nome, Arruda.



Mais uma vez a população brasileira é surpreendida com um esquema de corrupção na política. Dessa vez o partido envolvido é o DEM, do até então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.




Através da operação “Caixa de Pandora” da Policia Federal foi descoberto o Mensalão democrata, que envolveu o governador Arruda que não é novato em contravenções políticas, pois o mesmo já havia renunciado ao Senado pelo envolvimento na violação do painel da casa.


Infelizmente parece-me um filme repetido, quem não se lembra do mensalão do PT que envolveu os grandes nomes do partido como, José Dirceu, Delúbio Soares, Gilberto Carvalho, são tantos que fica difícil descrever os nomes de todos. Contudo o momento não é para comparações, é certo que o mensalão do PT foi algo estrondoso, inimaginável até então, já o mensalão do DEM ainda em investigação apresenta-se inicialmente como restrito ao governo Arruda, o que não minimiza a situação, pois corrupção é corrupção.


Logo após a descoberta do Mensalão no governo Arruda, a Executiva Nacional do DEM resolveu expulsar Arruda do partido, entretanto não foi o que ocorreu. O Democratas deu 8 dias para Arruda se explicar, só não entendo o que? Não é uma questão partidária e sim de ética.


A corrupção na política brasileira que atinge índices inaceitáveis vem gerando uma total desconfiança da nossa sociedade em relação à classe política, relação essa que já vem se desgastando a longa data percebe-se que as leis penais brasileiras não são suficientes para combater a corrupção. Político no Brasil preso por corrupção é a mesma coisa que filho de político estudar em escola pública, ou seja, não existe.


Mais uma vez digo ser importante o surgimento de novos políticos, ou melhor, dizendo estadistas. A nossa coletividade vem perdendo as opções no cenário político com os últimos acontecimentos, tanto posição como oposição envolvidos em escândalos de corrupção, dá até para imaginar as próximas eleições, a discussão será: O seu mensalão foi maior que o meu.


Agora vamos tomar como exemplo os estudantes do DF e não só acompanhar como exigir o impeachment do governador Arruda, que não tem a mínima condição em continuar a exercer a sua função. Isso é uma vergonha!

3 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de dizer que é salutar ver que vc agora já reconhece o mensalão do DF como o mensalão do DEM. Até compreendo que vc, como simpatizante da sigla, tenha resistido em aceitar a idéia de ver o partido de sua simpatia envolvido naquilo que ele mais vem criticando desde 2005. Entretanto, fica difícil vc resistir a esse fato uma vez que a própria grande mídia (que é aliada do DEM/PSDB) rotulando o caso como mensalão do DEM. Além disso, é válido ressaltar que Arruda é egresso do PSDB (foi líder do governo FHC) e ajudou ACM a fraudar o painel do senado em 2001.
    Quando vc diz que "o mensalão do PT foi algo estrondoso, inimaginável até então", deixa transparecer que passou a acompanhar a política somente após o mensalão do PT ou não buscou se informar acerca de outros fatos indecorosos da história recente da política nacional. Vc sabia que antes do PT ser governo PSDB e DEM comandavam o país e que até então não existia reeleição? Pois bem, rolou compra de votos para aprovar, em 1997, a emenda constitucional que permitiu a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O falecido tio de seu querido deputado teve participação ativa no episódio.
    Outras duas observações que faço baseado no que vc escreveu:
    1)"...já o mensalão do DEM ainda em investigação apresenta-se inicialmente como restrito ao governo Arruda..." Em se tratando de governo de unidades da federação, é o único que o DEM tem (o partido está em extinção). Logo, na atualidade, não tem como estourar outro podre do partido num governo estadual. Vamos abrir uma exceção pra SP (capital), que pode ser comparada a um pequeno estado, né? Vc já viu os últimos noticiários ligando fatos da gestão Kassab (DEM) com a gestão Arruda? É bom se inteirar...
    2)"O Democratas deu 8 dias para Arruda se explicar, só não entendo o que?" A questão de fundo, meu caro Bruno, é que o DEM (principalmente Rodrigo Maia e seu deputado)temem que Arruda revele outras podridões do DEM que vc e muitos neosimpatizantes do partido desconhecem. Arruda é um arquivo vivo. Se a queda dele for traumática, a do DEM será ainda pior. Pense nisso com carinho. Vale a pena acompanharmos os próximos capítulos da novela "mensalão do DEM".
    Por fim, Faço coro com vc quando afirmas ser importante o surgimento de novos políticos (de preferência, estadistas) e exigirmos a defenestração (e logo em seguida a prisão) do delinquente do Arruda.
    Ah, só uma atualização pra vc sobre outro precursor do mensalão tucano: http://bit.ly/7pSSz3

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em abordar com você esse assunto tão pertinente a nossa coletividade. Meu interesse pela política não é algo novo em minha vida, é um dos meus assuntos favoritos.

    Em relação ao Mensalão do PT considero realmente como estrondoso, inimaginável até então. Vale lembrar que o mensalão do PT envolveu todos os seus grandes nomes, já o DEM até o momento se configura como um problema que envolve uma liderança do partido, não o partido todo.

    A titulo de comparação, na minha humilde opinião acredito que o mensalão do PT foi um processo de corrupção superior ao que ocorreu no governo Collor de Mello e gerou o impeachment do mesmo.

    Quando digo Mensalão Democrata, refiro-me ao DEM do DF. Não que os membros do partido tenham participado do “Mensalão”, mas “se eu tenho uma empresa, sou responsável pelos atos dos meus funcionários”.

    O DEM ao contrário do PT, não está defendendo o gov. Arruda e nem fazendo vistas grossas para os problemas como ocorreu com o PT, onde nosso presidente não sabia de nada e não podia atacar seus “companheiros”, o que em minha opinião foi mais uma falha do governo Lula, onde apostamos nossos votos em um partido que se dizia ser livre de corrupção. Infelizmente não foi isso que ocorreu.

    O importante meu amigo não é a questão partidária e sim a ética que vem sendo deixado de lado há muito tempo, e quem vem sofrendo com a corrupção no Brasil é a parcela da população mais pobre. Espero na certeza do seu bom senso que as questões partidárias nesse momento serão deixadas de lado, o que não podemos é nos acomodar com essa situação que vem se tornando uma constante na política brasileira.

    Traga seus amigos aqui, e vamos debater e acompanhar os próximos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim também é um dos assuntos prediletos.

    Apesar de não ser filiado nem ter procuração do PT para defendê-lo (apenas sou um simpatizante de algumas figuras do partido, assim como sou de outras legendas), gostaria de dizer que vc se equivoca quando generaliza: "o mensalão do PT envolveu todos os seus grandes nomes". De fato, nomes importantes e "famosos" do PT foram relacionados ao esquema de cooptação da base aliada através de grana. Mas não se pode afirmar que foram todos! O mesmo pode ser dito sobre o mensalão do DEM: não veio à tona, ainda, os podres de todos os figurões. E é justamente por isso que boa parte do partido reluta em limar Arruda. Ele pode detonar os outros demos. Outro aspecto que deve-se considerar é que: o mensalão do DEM envolve diretamente os chefes dos poderes executivo e legislativo, além de representantes do Tribunal de Justiça e da imprensa do DF. Isso, até hoje, não ficou provado no denominado mensalão do PT. Até onde sei, não há nenhuma prova documental robusta relacionada aos membros do PT tal como a que veio à tona no caso do mensalão do DEM. Até a própria Veja (que é partidária assumida do PSDB e do DEM, tendo inclusive feito uma entrevista nas "famosas páginas amarelas" em junho exaltando Arruda), na sua mais nova edição que já está nas bancas, diz o seguinte sobre o mensalão do DEM: "Num lapso de 23 minutos e 45 segundos, com o equipamento do ladino Durval e a desfaçatez de Arruda, produziu-se o primeiro capítulo da mais devastadora peça de corrupção já registrada na história do país." Notou o que a Veja diz? Vou destacar de novo: "...da mais devastadora peça de corrupção já registrada na história do país". Essa é a diferença dos mensalões: o do DEM é o mais repugnante e fartamente documentado. Um deputado do partido, presidente da Câmara Legislativa, foi filmado colocando grana na meia e depois rezando para agradecer pela "benção" recebida.

    Quando vc diz "O DEM ao contrário do PT, não está defendendo o gov. Arruda e nem fazendo vistas grossas para os problemas como ocorreu com o PT, onde nosso presidente não sabia de nada e não podia atacar seus 'companheiros'...", Vc se equivoca novamente (ou parece não querer admitir os fatos). Vejamos. Diante de toda podridão que já veio à tona, por que os líderes do partido (especialmente seu deputado, que "prega a moralidade pública) não adotam uma postura firme e objetiva com relação a todos os envolvidos? Vc sabia que o DEM pretende preservar o vice-governador? Pois é... Esse é um partido que age diferente do PT? Outra pergunta que lhe faço: Rodrigo Maia e ACM neto não sabiam de nada? Se não sabiam, assim como Lula disse não saber, o que é improvável nos dois casos, vc também há de considerar uma falha grave dos líderes do DEM, né? Por outro lado, se eles sabiam, então temos aí um belo quadro de corrupção sistêmica no DEM (que é o que eu e muita gente que acompanha o cenário político acredita).

    Finalmente, não podemos aceitar atos indecorosos de nossos representantes - sejam eles de qualquer sigla. Devemos acompanhar com lupa todos, independentemente de nossas simpatias ideológicas.

    ResponderExcluir