segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Eu também tenho um sonho...




Eu tenho um sonho que um dia a educação deixará de ser prioridade
e voltará a ser tida como a máquina que constrói a democracia,
onde todos tenham acesso independente de cor, raça, sexo, religião ou qualquer outra divisão existente, sonho que os filhos dos políticos e os filhos dos eleitores estudem na mesma escola.

Eu tenho um sonho que um dia os meninos e meninas da Liberdade
tenham as mesmas oportunidades das meninas e meninos do Caminho das Árvores,
que a liberdade seja para todos e que os frutos do caminho das árvores sejam os mesmos frutos da cidade inteira.

Eu tenho um sonho de ver a saúde pública salvando vidas
que as mortes nos corredores deixem de existe,
que os planos de saúdes percam sua necessidade,
que o governo faça sua parte e nossa população volte a sorrir.
Não um sorriso sem dentes como observamos hoje,
mas sim um sorriso completo.

Eu tenho um sonho que um dia irei me deitar sem ter que lembrar o preconceito sofrido ao longo do dia, que todo preconceito seja eliminado e que eu não tenha que escrever sobre isso outro dia.
Eu tenho esse sonho, eu tenho...

Eu tenho um sonho que um dia o mundo caminhe junto
que os mísseis parem de ser lançados,
que soldados não tracem guerras,
que pessoas não sejam mutiladas
e que as guerras deixe de existe.

Eu tenho um sonho que um dia a África se levantará
que o mundo não fechará os olhos para aquele continente,
que a Igreja Católica faça o que dela se espera,
que os Africanos prosperem assim como é prospera a própria África .

Eu tenho tantos sonhos e ainda assim percebo que tenho tanto a sonhar,
mas tenho certeza que todos os meus sonhos podem se tornar realidade.
Acredito que esses sonhos não sejam somente meus, eles são seus, são nossos.

Eu sonho que a miséria seja eliminada,
que a fome e sede sejam saciadas,
que os mendigos sejam abrigados, que a juventude seja prospera e a velhice saudável.

Eu tenho tantos sonhos,
mas sei que o melhor dos meus sonhos
será quando isso acontecer e meus olhos estiverem abertos.
Meus sonhos não acabam por aqui
Eu ainda tenho tantos sonhos...

5 comentários:

  1. Hoje estão associadas a pobreza com as drogas, o governo se defende dizendo que as pessoas buscam traficar por não haver campo, sinto em dizer que pode a ter ser que em alguns casos sim, mas não em todos, faltam é política educativas, eventos de socialização e igualdade social, chega de demagogia sem nexo. A questão dos seus sonhos Bruno, sinto lhe dizer que acho que vamos morrer e o seu sonho, vai continuar sendo sonho, espero que melhore e não piore.

    ResponderExcluir
  2. MLK quando fez seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", imaginaria que os Estados Unidos teria hj um presidente NEGRO?

    ResponderExcluir
  3. É mas áí pode até um sonho mais real pois dependia só dele, a força de vontade a persistência e etc. Do lado de cá é uma engrenagem em que todos tem de andar alinhados entende.

    ResponderExcluir
  4. Bruno, continue acreditando nos seus sonhos. Assim como aquele pastor negro nos E.U.A acreditou e fez uma mudança radical nos costumes e na cultura norte americana.
    Quanto a Educação em nosso país... É um processo longo e contraditório, porém, é nossa obrigação estar nessa luta. Cruzar os braços e deixar tudo como está é suicidio intelectual. Não vamos mudar o mundo e talvez nossa geração não veja grandes mudanças, mas podemos hoje, lutar para que no futuro os sonhos sejam reais.
    Não é uma opnião demagógica, e nem utópica. É apenas um pouco do resgate de um nacionalismo necessário.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em saber que temos pensamentos semelhantes. O importante Carlos é multiplicar nossos desejos, meu sonho que é também seu pode se tornar real se sonharmos juntos, eu, você e todos aqueles que tenham a mesma aspiração que a nossa. Eu acredito que o inicio da mudança está na educação. “Feita à revolução nas escolas o povo fará nas ruas”. F. Fernandes

    ResponderExcluir