quarta-feira, 9 de março de 2011

Racismo no carnaval de Salvador


Racismo no carnaval de Salvador infelizmente não é novidade. Há muito tempo o carnaval deixou de ser plural e se transformou na maior festa capitalista a céu aberto do mundo, ou alguém ainda acredita que é festa do povo?

Na realidade há tempos o carnaval vem sendo dividido, ou é impressão minha? Com o surgimento do circuito da Barra o carnaval começou a ser bastante explorado pelas mídias, camarotes, grandes investidores e acabou se transformando no circuito “das elites”, ou no mínimo essa é a intenção.

O que ocorreu com o músico Márcio Vitor é lamentável, mas na verdade o sistema é o grande responsável por este caso de racismo que ocorreu no carnaval de Salvador. Esse caso chamou bastante atenção das mídias, porque aconteceu com um artista baiano, mas quantos casos iguais, ou piores a esses ocorrem durante todo o carnaval?

O que falar do jeito truculento e violento com que a polícia trata nosso povo durante o carnaval, lamentavelmente a violência existe, mas não precisar ser violento nem estar próximo a ela para ser agredido pela polícia, basta ser NEGRO e está no caminho dos mesmos. Infelizmente o negro é sempre suspeito.

Os blocos afros e os Afoxés não são tratados com a grandeza que os mesmos representam, seja pelo horário das suas apresentações, seja pela sua inserção na mídia, estão longe de serem os primeiros da fila.

Vale à pena ressaltar que o racismo tem que ser penalizado de forma dura e não com paliativos, a lei existe, mas não está sendo cumprida. Já passou da hora de darmos um basta nessa situação.
O negro assim como todas as raças merecem respeito.

Eu tenho um sonho que um dia irei me deitar sem ter que lembrar o preconceito sofrido ao longo do dia, que todo preconceito seja eliminado e que eu não tenha que escrever sobre isso outro dia.
Eu tenho esse sonho, eu tenho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário