segunda-feira, 23 de abril de 2012

ACM Neto confirma pré-candidatura a prefeito e chora ao lembrar do avô



O deputado federal ACM Neto (DEM) lançou oficialmente seu nome como pré-candidato do partido durante o Encontro Nacional da Militância do DEM, no Fiesta Convetion Hotel, nesta segunda-feira. “Estou diante de uma convocação nacional e estadual do meu partido, mas foram as palavras que vieram das ruas que me fizeram assumir essa pré-candidatura. Em 2010, as condições políticas eram outras e era mais fácil tomar uma decisão e me lançar como candidato natural do Democratas e a coisa que fez eu me fez sentir vivo foi ter disputado a eleição naquele ano. Hoje me sinto muito mais preparado para assumir esse desafio”, declarou ACM Neto em discurso, apontando para a campanha.
Sobre a tão discutida unidade das oposições, o Democrata afirmou que as negociações continuam com os partidos interessados, mas que sua legenda precisava se posicionar, principalmente devido a proximidade das eleições municipais. “O DEM vai continuar dialogando com todos os partidos para tentar vencer ainda no primeiro turno, mas se isso não for possível que todos os partidos da oposição saibam que o objetivo é o mesmo: não deixar que o PT se torne uma hegemonia. Vamos mostrar que não é com disputa que se resolve os problemas do povo. Na condição de pré-candidato do Democratas vou procurar todos os partidos e apresentar a nossa proposta”, afirmou.
Durante o discurso inflamado, o deputado lembrou-se do tio, Luis Eduardo Magalhães, que no dia 21 de abril completou 14 anos de falecido. “Se ele tivesse vivo com certeza seria o presidente do Brasil”, afirmou ACM Neto, que chorou ao ler trechos da carta de apoio do escritor Jorge Amado ao então prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães, seu avô, de quem herdou o nome. “Eu não posso errar, não tenho o direito de errar e não vou errar”, finalizou com lágrima nos olhos.
Fonte: Política Livre

ACM Neto é pré-candidato a prefeito de Salvador



O deputado ACM Neto aceitou hoje o apelo do Democratas e confirmou a pré-candidatura a prefeito de Salvador. Em uma reunião que lotou o centro de convenções do Hotel Fiesta, no Itaigara, o presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia (RN), "intimou" Neto a aceitar o desafio, diante de uma platéia formada por políticos de diversos partidos e correntes, lideranças, militantes e admiradores do democrata.
"Estou aqui diante de uma convocação nacional e estadual do meu partido. Mas, principalmente, pelas palavras que surgem das ruas de Salvador. Essa pré-candidatura nasce das ruas. E esse é um momento que não se aceita e nem admite omissões. Eu jamais cometi o pecado de me omitir. Às vezes errei tentando acertar, porque entre a ação e a omissão eu escolhi a ação. E mais uma vez é o que faço, entre a ação e a omissão, eu assumo aqui a tarefa de colocar meu nome e de ser pré-candidato", disse Neto, em seu discurso.
Boa parte da bancada federal do Democratas marcou presença no ato político, que ganhou peso nacional. Estavam presentes os deputados federais Rodrigo Maia (RJ), Ronaldo Caiado (GO), Onyx Lorenzoni (RS), Mendonça Filho (PE), Eli Correa (SP), Felipe Maia (RN), Davi Alcolumbre (AP), Jorge Tadeu Mudalen (SP) e Mendonça Prado (SE), além dos baianos Fábio Souto e Cláudio Cajado.
Também participaram da reunião partidária o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito de Feira José Ronaldo de Carvalho e os deputados estaduais Paulo Azi (DEM), Sandro Régis (PR), Luizinho Sobral (PTN), Carlos Geilson (PTN) e Bruno Reis (PRP). Os vereadores de Salvador Geraldo Júnior (PTN), Leo Kret (PR), Teo Sena (PTC), Jorge Jambeiro (PP) e Coronel Mustafá (PTdoB) compareceram para prestigiar o evento. Isso sem falar nas lideranças do interior, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e apoiadores de ACM Neto e do Democratas.
Emoção – A reunião foi marcada por muita emoção e discursos fortes em defesa de Salvador. "Em dez anos de exercício parlamentar, o que mais tocou meu coração, o que mais me trouxe emoção e me fez sentir vivo como homem público foi ter disputado a prefeitura em 2008", afirmou ACM Neto. O deputado frisou que o governo estadual e a prefeitura tem sido omissos com Salvador, abalando a autoestima dos soteropolitanos, algo que precisa ser recuperado pelo bem da Bahia.
"Nos últimos meses, andando por essa cidade, olhando no olho de cada cidadão, ouvindo as manifestações de apoio, vejo um povo que está preocupado com o presente, mas sobretudo que quer ter esperança no futuro, independentemente de classe social, bairro onde vive, crença e até mesmo cor partidária. Sinto o desejo comum que brota no coração das pessoas, que é a esperança num futuro melhor. É isso que me motiva hoje".
Fonte: www.acmneto.com.br

Democratas lança ACM Neto como pré-candidato em Salvador




A pré-candidatura do deputado federal ACM Neto à sucessão municipal da capital baiana foi confirmada nesta segunda-feira (23) durante evento realizado pela Executiva Estadual do Democratas em Salvador, na Bahia, que contou com a presença do presidente nacional do partido, o senador potiguar José Agripino Maia, responsável por fazer o convite ao político baiano, neto de Antônio Carlos Magalhães.

“O momento de definição chegou. ACM Neto, atenda o pedido do seu partido e aceite ser candidato a prefeito de Salvador”, declarou Maia. Aparentando estar emocionado, o deputado ACM Neto aceitou a convocação e disse que pretende reunir em torno da sua candidatura cerca de 10 partidos.

Deputado federal ACM Neto é confirmado como pré-candidato do DEM à prefeitura de Salvador

“Estamos dando mais um passo para a discussão sobre a sucessão em Salvador. O DEM não deixará de dialogar com demais partidos e vai tentar, ainda no primeiro turno, unir todos. Mas, se não for possível, temos que ter a maturidade de entender que o resultado final tem que ser a vitória para Salvador”, afirmou o presidente da sigla.

“Eu sei que não posso errar e não vou errar”, decretou Neto, referindo-se a uma suposta administração municipal sua.


Agripino Maia também enfatizou que decisão pela pré-candidatura de ACM Neto não inviabiliza a união das oposições e também negou que as negociações com PSDB e PMDB para uma candidatura única, capaz de fazer frente ao pré-candidato petista, deputado federal Nelson Pelegrino, tenham sido interrompidas: “Foi uma tomada de posição do partido”.

Partidos se movimentam na capital baiana

Na última sexta-feira (20), o PSDB também reuniu a Executiva Estadual para discutir o cenário local. O encontro fortaleceu o nome de Antonio Imbassahy, deputado federal e ex-prefeito em dois mandatos (1997/2004), mas não houve confirmação da sua pré-candidatura.

Em nota, o partido afirmou que se mantém conversando, principalmente com o PMDB, liderado no Estado por Geddel Vieira Lima, que atualmente é um dos vice-presidentes da Caixa Econômica Federal.

Embora não tenha realizado qualquer evento público, os peemedebistas mantém a aposta no nome do radialista e também ex-prefeito de Salvador Mário Kertész. O partido foi o primeiro a admitir publicamente a dificuldade para efetivar a aliança.

Ainda em janeiro, utilizando os microfones de sua rádio, a Metrópole, Kertész chegou a anunciar que abandonara a perspectiva de lançar-se candidato diante de iniciativas autônomas de ACM Neto. Cerca de dois meses depois, o radialista voltou atrás e retomou a disposição política, mas enfatizou que seria candidato ainda que sem sintonia absoluta das três forças.

Fato é que, de público, os três partidos continuam pregando a busca pelo consenso. A cientista política da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Analice Alcântara considera complicado criar unidade quando nenhuma das legendas em questão admite abrir mão do posto.

“Nas entrelinhas o que verificamos é um discurso do tipo eu quero apoio, mas eu defino as regras. É o que está acontecendo, todos tem candidato, e ninguém quer abrir mão”, avalia, enfatizando que ainda é prematura uma definição sobre essa questão.

“O processo eleitoral está apenas começando. Há muito a negociar”, acrescenta.


Enquanto os oposicionistas não se entendem, Pelegrino segue trabalhando em duas frentes, desde que teve o nome confirmado como representante do PT à corrida sucessória no Palácio Tomé de Souza, em dezembro de 2011: a primeira delas nas articulações com a base governista, visando evitar um racha, uma vez que a também deputada federal Alice Portugal (PC do B) defende candidatura própria do seu partido.

Em outra frente, o petista começa definir o seu plano de governo, com a ajuda de técnicos e especialistas, além da intensa movimentação em eventos públicos. Em média são dez por dia, excetuando-se quando está em Brasília a serviço do mandato parlamentar. “Nelson tem trabalhado intensamente, são cerca de 12 horas de trabalho por dia”, dizem assessores.

Fonte: UOL

Com discurso de candidato, ACM Neto relembra avô e chora




Em um clima de festa e nostalgia, o DEM confirmou, em evento realizado no Hotel Fiesta na tarde desta segunda-feira (23), o lançamento da pré-candidatura do deputado federal ACM Neto à prefeitura de Salvador. Respaldado pela presença de lideranças estaduais e nacionais da legenda, como o senador Agripino Maia e o deputado federal Ronaldo Caiado, Neto assumiu postura de candidato, fez promessas e chorou ao recitar uma carta em que o escritor Jorge Amado elogiava seu avô, Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007.

“Eu não tenho o direito de errar e eu não vou errar. Eu não vou condenar o meu futuro tão cedo”, assegurou o democrata ainda com a voz embargada após referir-se ao seu mentor político, descrito na carta como "monstro mitológico".

O discurso da principal liderança do DEM na Bahia, partido que nos últimos anos tem encolhido e enfrentado seguidas denúncias de corrupção, foi marcado por promessas e críticas ao atual estado da cidade. Ele também fez ataques incisivos às forças políticas que governam Salvador e a Bahia, deixando claro que dificilmente aceitará o papel de coadjuvante da oposição nas eleições que se avizinham. Atualmente, além do democrata, o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) e o radialista Mário Kertesz (PMDB) postulam liderar o discurso oposicionista ao prefeito João Henrique e ao candidato petista, Nelson Pelegrino.

“Temos que impedir que a hegemonia de um partido e de um projeto político se estabeleça. Vou apresentar a proposta de construção de uma aliança, nada nos impede de continuar conversando, mas eu não vou me omitir”, afirmou.

Como típico candidato, o democrata atacou o transporte público, o “trânsito caótico” e apresentou propostas para a saúde e a segurança pública, considerados por ele os dois principais problemas de Salvador. “Na área de segurança, como provei na campanha de 2008, a Prefeitura também tem responsabilidade. O trabalho de prevenção é muito importante. Vamos combater o problema do crack e implantar uma política educacional de qualidade”, declarou.

Acusando João Henrique e o governador Jaques Wagner de omissão e falta de autoridade, Neto garantiu que, se eleito, irá agir, como o seu avô, com firmeza e decisão, resgatando a “autoestima e o orgulho dos soteropolitanos” e transformando a administração pública da capital baiana em modelo de eficiência para o resto do país. “Salvador precisa de um prefeito que não procure culpados, que não transfira a responsabilidade dos problemas para outros entes federativos. A responsabilidade será minha”, prometeu.

Fonte: Bocão News

Assessor de Palocci revelou a CPI que Cachoeira financiou campanha de Lula




Mentor da CPI do Cachoeira, que só saiu graças à pressão que ele fez sobre líderes governistas no Congresso, o ex-presidente Lula pode virar um dos seus alvos, conforme a coluna Claudio Humberto já havia destacado na última terça: o advogado Rogério Buratti, amigo do ex-ministro Antonio Palocci, afirmou em depoimento à CPI dos Bingos, em 2005, que em parceria com “empresários dos jogos” do Rio e de São Paulo, o bicheiro Carlos Cachoeira teria dado R$ 1 milhão de caixa dois para campanha de Lula em 2002. O assunto foi retomado neste domingo pelas jornalistas Andreza Matais e Andréia Sadi, da Folha de S. Paulo. Diz o texto da CPI dos Bingos: “Rogério Tadeu Buratti afirmou de maneira firme e clara que o senhor Waldomiro Diniz, representando José Dirceu, arrecadou dinheiro de ‘bingueiros’ no Estado do Rio de Janeiro, e ainda da Gtech e do empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e que o valor arrecadado por Waldomiro seria algo em torno de R$ 1 milhão.” No total, segundo o relatório, “empresas de jogos” irrigaram “a campanha do presidente Lula e o PT” com R$ 2 milhões de reais. “Os recursos transitaram pelo comitê financeiro da campanha.” Buratti foi secretário do ex-ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Waldomiro Diniz, citado por ele, era braço direito do então ministro José Dirceu, que coordenou a campanha de Lula em 2002. A investigação da denúncia não foi realizada graças a uma manobra governista que impediu a quebra de sigilos bancários. (Blog do Claudio Humberto)

Fonte: Política Livre

domingo, 22 de abril de 2012

Democratas fará apelo a ACM Neto em Salvador



Presidente nacional do Democratas, o senador José Agripino Maia (RN) disse, neste domingo (22), que o partido vai fazer uma convocação ao deputado ACM Neto para que ele aceite ser o candidato da legenda à prefeitura de Salvador. "Vamos pedir a Neto que ele aceite o desafio. Com isso, o partido mostra que está em sintonia com o que pensa os soteropolitanos, que querem a candidatura do deputado", afirmou o senador.
Agripino Maia estará presente no encontro que o Democratas realiza nesta segunda-feira, dia 23, às 15 horas, no centro de convenções do Hotel Fiesta, para tratar das eleições na cidade. "Vamos levar toda nossa bancada para fazer esse apelo a ACM Neto, que é uma das principais lideranças do partido no país", disse o presidente democrata. Agripino Maia frisou que o lançamento da pré-candidatura não criará nenhuma dificuldade para as negociações entre o Democratas e outros partidos em Salvador, buscando a formação de uma ampla aliança no campo da oposição ao PT.
"Nosso desejo é repetir em Salvador a parceria histórica que temos com o PSDB, nosso aliado preferencial. Mas também vamos buscar compor com o PMDB e outros partidos. Acredito que agora as conversas, que serão tratadas na Bahia, vão se intensificar", salientou o presidente nacional do Democratas.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Artigo de Bruno Alves: SECA NA BAHIA


Imagem inline 2

A Bahia enfrenta uma das piores secas dos últimos anos. Vale ressaltar que nosso estado faz parte do polígono das secas, onde não possui boa regularidade de chuvas, sendo assim, deveria ser objeto de constantes investimentos do poder público, para minimizar os problemas derivados do prolongamento da estiagem.

Como bem diz o presidente do Democratas Bahia, José Carlos Aleluia, “A questão não é mudar o clima, é se preparar para conviver com ele”. Ou seja, falta planejamento no governo Jaques Wagner.

Infelizmente o governo do PT em seis anos de mandato, não deu a devida atenção ao problema que atinge o semi-árido baiano. Governos anteriores, fizeram barragens como Pindobaçu, Pedras Altas, França, Aimpim, Ponto Novo, Apertado, Bandeira de Melo, Santana e Cristalândia. Quantas barragens foram construídas no governo Jaques Wagner? O que fez o PT em seis anos de governo para minimizar os efeitos da seca?

Hoje percebemos que o programa Água para Todos não condiz com a propaganda do governo, mais um engodo do PT. Segundo o mesmo, o programa em janeiro de 2010 já atingia 390 dos 417 municípios baianos, hoje para nossa tristeza o semiárido baiano formado por 266 cidades, 199 estão em estado de emergência. A conta não bate! Só na matemática do governo.

É necessário enfrentar o problema de frente. A seca não será solucionado com propaganda, mas sim com planejamento e ações constantes. Não podemos aceitar que o problema aconteça, para depois tentar buscar uma solução, ainda mais sendo a seca em nossa região, um problema já conhecido.

Caso a Bahia da propaganda do governo mostrasse a verdadeira Bahia, nós baianos estaríamos muito felizes, contudo existe um abismo incomensurável entre a Bahia da propaganda e a triste Bahia do governo Jaques Wagner.

Democratas comemora decisão de Executiva do PSDB




O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, comemora o resultado da reunião da Executiva Estadual do PSDB, realizada na manhã desta sexta-feira (20). Durante o encontro tucano, foi decidido “o prosseguimento das tratativas com o PMDB, objetivando a unidade” e recomendado “à Executiva Municipal estabelecer condições para evitar candidaturas concorrentes entre o PSDB e o DEM”.

“Consideramos muito positivo o posicionamento do PSDB de evitar o conflito entre nossos partidos na disputa eleitoral deste ano. Tucanos e democratas são tradicionais aliados. Estivemos juntos em momentos históricos do País e não poderíamos estar separados neste momento tão crucial de Salvador, quando urge a necessidade de um projeto de reestruturação para a capital baiana, que recupere os serviços públicos e prepare nossa cidade para o futuro”, diz Aleluia.

Fonte: Imprensa Democratas

Democratas faz esforço por união das oposições




O presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, reafirma o compromisso do partido em continuar trabalhando pelo projeto de união das oposições em Salvador e principais cidades do interior. “Nós, por exemplo, estamos apoiando pré-candidatos do PMDB em municípios importantes como Ilhéus, Barreiras, Simões Filho e São Francisco do Conde. Isso faz parte do esforço que estamos fazendo em torno da união das oposições”, diz.

Segundo Aleluia, o objetivo do Democratas é construir candidaturas competitivas para derrotar o PT, com projetos que resultem na melhoria da qualidade de vida dos baianos. “O momento é de a oposição deixar de lado projetos pessoais para pensar num futuro melhor para o nosso estado”. 

O líder democrata destaca que o desejo de ter o deputado federal ACM Neto como pré-candidato a prefeito de Salvador não impede a continuidade das negociações pela candidatura única das oposições. “Não encerramos as conversas com PMDB, PSDB, PR e outras legendas. Continuamos abertos ao entendimento, mas não podemos ser hipócritas de não admitir que o deputado ACM Neto é o nome preferido do Democratas”.

Com relação à presença do presidente nacional do partido, senador José Agripino Maia, em Salvador, na próxima segunda-feira (23), às 15 horas, em evento partidário, no centro de convenções do Hotel Fiesta, Aleluia esclarece que o líder democrata vai participar de um encontro com os filiados. “Agripino está visitando as capitais onde temos nomes competitivos para as eleições municipais. Será uma oportunidade de a militância baiana ouvir o nosso presidente nacional e ficar sabendo dos planos do partido para o pleito deste ano”, informa Aleluia.

Fonte: Imprensa Democratas 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Oposição quer ampliar reajuste dos servidores baianos



Os deputados de oposição apresentaram emenda aditiva ao projeto de lei do Executivo estadual que altera a estrutura salarial da carreira do Magistério Público e que concede um reajuste de 4,6% à categoria, estendendo o mesmo reajuste a todo funcionalismo público. Caso a emenda seja acatada, o reajuste será retroativo a primeiro de janeiro de 2012. O deputado Paulo Azi (DEM), líder da oposição, disse que a emenda contribui para reduzir a defasagem salarial dos servidores públicos da Bahia e corrige a injustiça do governo Jaques Wagner que concedeu ao funcionalismo reajuste de apenas 6,5%, correspondendo à inflação do período.
O deputado Sandro Régis, líder do bloco parlamentar PR/PSDB, considerou estranho o silêncio do governo que, segundo ele, "adora" fazer propaganda de tudo e, nesse caso, preferiu "engavetar" qualquer divulgação do aumento de 4,6%, proposta apenas para o magistério. "Será que esse silêncio traduz-se no temor do governo de enfrentar a reação de outras categorias, como a dos policiais civis e profissionais de saúde, que tiveram apenas 6,5% de reposição salarial?", questionou o parlamentar, frisando estranhar também o silêncio da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia. "Será que os representantes da Fetrab andaram tomando Lorotil?", ironizou, referindo-se ao fictício remédio criado por ele para criticar as promessas não cumpridas do governo de fabricar medicamentos através da Bahiafarma.

ACM Neto quer CPI do Cachoeira livre de "pizzaiolos"



O Congresso criou na manhã desta quinta-feira (19) a CPI mista que vai investigar "práticas criminosas" cometidas pelo empresário de jogos ilegais Carlos Cachoeira, com a participação de agentes públicos e privados, desmontadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. Com a leitura do requerimento que pede a instalação da CPI no plenário do Congresso, que ocorreu hoje, ela fica automaticamente criada.
Para ser instalada, no entanto, os líderes partidários precisam indicar seus membros. A presidente interina do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), deu o prazo até terça-feira (24) para os partidos indicarem seus membros na comissão -que será composta por 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Líder do Democratas, ACM Neto já confirmou a indicação, como membro titular, do experiente deputado Onyx Lorenzoni (RS). O suplente do partido será Mendonça Prado (SE).
"Espero que os membros da CPI, principalmente da base do governo, não façam como os pizzaiolos que enterraram as investigações e decepcionaram o povo brasileiro", pontuou ACM Neto, em discurso feito hoje no plenário da Câmara. ACM Neto se referiu ao histórico das CPIs, nos últimos sete anos, que sofreram manipulação da base governista, com maioria no Congresso, para não produzir resultados concretos.
Ele lembrou que a última comissão com repercussão de fato foi a CPI dos Correios, com relatório que comprovou o mensalão, maior escândalo de corrupção da história recente do país, como classificou o líder. "A CPI demostrou o duto construído no governo do PT para drenar dinheiro público com a participação de autoridades importantes do governo", reiterou o deputado. O parlamentar mencionou, porém, outras comissões que não deram resultado como a da Petrobras e da Ongs, além da CPI da Corrupção, que sequer foi instalada por pressão da base aliada.
"Estamos diante de uma outra oportunidade. E esperamos demonstração de espírito público, sensibilidade política por parte dos membros dessa CPMI. A sociedade exige e demanda que a CPI funcione", disse. "A oposição só vai ter sete  membros, e 23 serão governistas. É preciso chamar a atenção para o que vai acontecer lá dentro, temos o compromisso de investigar absolutamente tudo", acrescentou ACM Neto.
Pelo requerimento da CPI, a apuração envolverá agentes públicos e privados e terá 180 dias para concluir os trabalhos. O pedido de criação foi protocolado na terça-feira com as assinaturas de 67 senadores e 340 deputados. Número mais do que suficiente para garantir a instalação. São necessários 171 na Câmara e 27 no Senado.
Segundo a imprensa, o governo da presidente Dilma Rousseff vai trabalhar para tentar manter sob controle a CPI. O objetivo é negociar com a base aliada, principalmente o PMDB, para evitar "pirotecnias" na CPI até o final de junho, contando que o recesso parlamentar de julho esfrie o caso. No entanto, o Palácio do Planalto já traça uma estratégia para redução de danos no caso de revelações que atinjam contratos do governo federal.

Encontro do Democratas em Salvador deve reunir 27 deputados federais




Toda a bancada federal do Democratas, composta por 27 deputados, confirmou presença no encontro que o partido fará na próxima segunda, dia 23, em Salvador, para tratar das eleições municipais. Comandado pelo senador José Agripino Maia (RN), presidente nacional da legenda, e pelo ex-deputado José Carlos Aleluia, responsável pela sigla na Bahia, o evento acontece no centro de convenções do Hotel Fiesta, a partir das 15h. Também são esperadas lideranças políticas do Democratas oriundas do interior da Bahia. Além disso, a Juventude do Democratas está fazendo uma ampla mobilização nas redes sociais, convidando militantes, simpatizantes e todos aqueles que querem um futuro melhor para Salvador.

Fonte: Política Livre

“Não se combate seca com propaganda”, diz Heraldo Rocha




Indignado com a situação de emergência em que se encontram centenas de municípios do semi-árido baiano, o ex-deputado estadual, Heraldo Rocha, denuncia o escândalo de Nova Redenção, que está virando uma cidade fantasma, por causa da evasão dos habitantes devido à falta de água. “Nessa região, há a barragem Bandeira de Melo, feita por Paulo Souto, e até hoje se desconhece o aproveitamento da água deste reservatório que hoje tem 96% de volume útil, segundo o próprio Inema, órgão do governo. Se alguma coisa fosse feita, a seca seria atenuada na Chapada”. Para o vice-presidente do Democratas, não cabe a um chefe de estado ser um vendedor de ilusões. “Até o ano passado, não faltavam imagens do ‘Água para Todos’ nas tevês e outdoors, com água transbordando pelas torneiras dos baianos. Agora a propaganda do ilusionista Jaques Wagner saiu do ar e a realidade se apresenta dolorosa com a previsível seca, castigando milhões de baianos”. Heraldo Rocha lamenta que o legado de Jaques Wagner para a Bahia seja só propaganda. “Está na hora de trabalhar, governador. Desça do helicóptero e tome pé da realidade. O problema da seca não se resolve com cisternas. O senhor precisa seguir o exemplo de governos anteriores, que fizeram barragens como Pindobaçu, Pedras Altas, França, Aimpim, Ponto Novo, Apertado, Bandeira de Melo, Santana e Cristalândia”, alfinetou.

Fonte: Política Livre

Pronatec oferece cursos gratuitos para a Copa de 2014




Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação para profissionais  interessados em atuar na Copa do Mundo de 2014. As vagas serão ofertadas pelo Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Turismo.

As aulas serão ministrados pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba) e para a primeira etapa, serão oferecidas vagas para capacitação em inglês e espanhol. A previsão de início dos cursos é para o mês de julho, e os candidatos  devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

Além de Salvador, o Pronatec dispõe de vagas para os municípios de Lauro de Freitas, Mata de São João, Camaçari, Maragojipe, Cachoeira e Lençóis. 

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve realizar a pré-inscrição exclusivamente pelo site do Programa.

Fonte: Ibahia

João Henrique deixou dívida de R$ 800 milhões de um ano para o outro




Durante a audiência pública que discutiu nesta quinta-feira (19) os fatos que levaram o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a rejeitar as contas do prefeito João Henrique (PP), o auditor do TCM, Antônio Carlos da Silva, esclareceu que os gestores não podem acumular dívidas, o que foi totalmente desobedecido pelo atual gestor.

Segundo Silva, João Henrique deixou R$ 800 milhões em dívidas de 2010 para 2011. "O prefeito infringiu a lei ao injetar apenas 11,5% da verba na saúde do município em 2010. O mínimo de 15% deve ser respeitado", atestou.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pontuou que a audiência foi estabelecida para esclarecer a população sobre as irregularidades cometidas por JH em 201O e apontadas pelo TCM. Já Olívia Santana (PCdoB) expôs a necessidade de votar as contas do prefeito com rapidez para evitar que a votação ocorra no período eleitoral.

Fonte: Metro 1

Ataque à propriedade privada na Argentina




Há muitas coisas negativas que podem ser ditas sobre o atual governo brasileiro: descontrole administrativo, clientelismo, estímulo ao fisiologismo, aumento desenfreado dos gastos, entre outras mazelas.

Mas fora uma ou outra tentação autoritária, como a vontade de reestatizar a mineradora Vale, o governo petista tem feito valer acordos e contratos. Por exemplo, honrou todos os seus compromissos com o antes amaldiçoado Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mas a escalada do desrespeito às leis tem assombrado países vizinhos como a Venezuela, a Bolívia e, mais recentemente, a Argentina.

Sem ter como enfrentar uma crise inflacionária e de desabastecimento que se avizinha, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, interviu na petrolífera espanhola Repsol-YPF. Por meio de um projeto de lei, o governo expropriou 51% da empresa.

A medida surpreendeu os executivos da YPF, que tiveram que abandonar suas salas na tarde de ontem para dar lugar aos burocratas do governo.

Transmitida em rede nacional de TV, a medida teve como mote slogans ideológicos como “soberania popular”, entre outros. O anúncio da nacionalização foi várias vezes interrompido por ovações da plateia, formada por integrantes do Partido Justicialista, nome oficial do peronismo.  

Para justificar a iniciativa, a presidente afirmou que a empresa espanhola não cumpria as metas de produção e por isso foi punida. Em resposta, a companhia alega que era impossível manter uma política de expansão quando o preço dos combustíveis está congelado em valores abaixo aos de mercado.
Não por acaso, essa é a política que o governo brasileiro impõe à Petrobras: vender gasolina ao mercado mais barato do que compra no exterior. Por isso, a queda constante das ações da estatal brasileira e prejuízo para os acionistas.

Kirchner também criticou a empresa por não “reinvestir os lucros nas necessidades do país”. Belas palavras para uma atitude autoritária. “Só as ditaduras determinam o que uma empresa pode ou não pode fazer com seus lucros”, afirmou o colunista do Estadão, Celso Ming.

Mas o que levou a presidente a tomar essa decisão? De acordo com alguns analistas, a política clientelista de distribuição de recursos está se esgotando e não restam ao governo outras iniciativas além de lançar mão de ativos particulares como forma de se apoderar de mais recursos.

Em 2009, o governo argentino já havia estatizado os fundos de pensão, avaliados em US$ 30 bilhões.

A presidente ainda precisou tomar medidas populistas para tentar atenuar a já visível piora na qualidade de vida da população. Estima-se que a inflação na Argentina chegou a 24% ao ano. Já o desemprego aproxima-se dos 20%.  Kirchner também tentou empolgar a comunidade internacional com uma campanha para recuperar as ilhas Malvinas dos ingleses, fracassou. Agora ataca a empresa espanhola.

A expropriação foi antecipada por ataques à empresa cometidos pelos movimentos ditos “sociais” que, como no Brasil, são da linha auxiliar ao governo.

De acordo com o porta-voz de Comércio da União Europeia, “Uma tomada de controle forçada por parte do governo argentino é um sinal muito negativo para os investidores nacionais ou internacionais”. Já o governo espanhol anunciou retaliação.

Ou seja, passada a euforia populista, a Argentina deve contar com menos investimentos em seu território.  Toda a  patotada foi uma vitória de Pirro.

A empresa espanhola agora exige uma indenização de US$ 10 bilhões.

Um dos princípios do Democratas é o respeito à propriedade privada. Essa garantia faz o investidor acreditar nos países em que escolhe para tocar seus empreendimentos e gerar empregos. Com o respeito aos contratos, ganham a população, as empresas e mesmo o governo, por meio da arrecadação de impostos.

Fonte: Imprensa Democratas