segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DESABAFO LÚCIDO E COERENTE DE PAULO SOUTO EMOCIONA A BAHIA


"Olha, hoje quando eu acordei eu senti que o coração batia um pouco mais forte. Liguei pra o pessoal do programa da televisão e disse a eles que eu tinha algumas coisas que eu precisava falar para os baianos. Até houve uma certa surpresa, porque o programa já estava pronto, mas eu precisava ter essa conversa com vocês. E é por isso que eu estou aqui.

O que tem me incomodado, e que eu queria repartir com vocês, é uma confusão que se estabelceu nesta campanha entre o momento que o Brasil vive e o que está acontecendo com a nossa Bahia. Ora, é claro, o Brasil está crescendo, como os países que crescem também no mundo, e isso é inegável. Mas a Bahia só cresce na propaganda do governo. Na realidade, Pernambuco, Ceará e até Sergipe cresceram mais que a Bahia nesses últimos anos e atraíram mais investimentos do que nós.

O Brasil está enfrentando a violência e a criminalidade. Mas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife, só pra ficar nesses exemplos, os índices de homicídios já caíram muito. Mas a Bahia só controlou o crime na propaganda do governo. Na realidade, apresentou um aumento de 48% nos homicídios em todo o estado. E em Salvador, nossa capital querida, a situação é ainda pior: o índice de homicídios cresceu a espantosa cifra de 80%.

O Brasil tem tido também avanços na saúde. Mas na Bahia, a saúde só vai bem na propaganda do governo. Tudo pra ter que mostrar na propaganda. Na realidade, o atendimento, quando acontece, é feito em macas nos corredores dos hospitais. Somente ano passado, contamos 450 mortes em Salvador, em postos de saúde, de pessoas que não conseguiram vagas nos hospitais. Além disso, o Programa Saúde da Família está praticamente estacionado há quatro anos na Bahia.

O Brasil abre crédito para preservar os seus patrimônios históricos, como Ouro Preto, em Minas, e tantos outros espalhados pelo país. Na Bahia, a preservação só existe na propaganda do governo. O que vemos é o nosso Pelourinho abandonado à própria sorte. Um patrimônio que não é só nosso, mas é de toda a humanidade.

Eu poderia ficar aqui, a noite toda, mostrando a realidade da Bahia, mas acho mais importante perguntar a vocês: por que que isso acontece? Por que a Bahia tem um governo que não preserva a nossa saúde, não faz o nosso estado crescer mais, não consegue conter a violência e deixa morrer o nosso patrimônio, a nossa história, a nossa identidade?

Foi esse governo que abandonou o Viva Nordeste, um programa social de combate à violência que poderia ter evitado o triste primeiro lugar que Salvador ocupa hoje, entre as capitais mais violentas do país

Estou aqui falando diretamente com vocês, porque tenho responsabilidade com essa terra. Uma responsabilidade que não me permite calar diante dessa propaganda enganosa que fala da Bahia como se ela estivesse muito bem. Não posso me calar diante de tanta falsidade.

Por isso, faço a vocês a pergunta que fiz hoje a mim mesmo, quando meu coração bateu mais forte: Até quando a alma baiana continuará sendo cúmplice dessa enganação que tomou conta de nossa terra? Até quando? Deixo com vocês essa resposta."

Paulo Souto

domingo, 8 de agosto de 2010

LULA E CABRAL VERGONHA NACIONAL.



O nosso presidente Lula, nos mostrou com bastante clareza a diferença entre um político e um estadista.

Um político. É assim que podemos definir nosso presidente Lula que tem como costume esbanjar talento nos palanques para enganar o povo e aumentar sua popularidade.

O jovem Leandro de 17 anos morador da favela de Manguinhos foi reclamar por não poder usar o complexo esportivo, durante um evento “político” a favor do governador Rio de Janeiro, Sérgio Cabral que além de desdenhar do mesmo pronunciou vários termos ofensivos ao jovem.

Nosso presidente Lula que tanto fala de igualdade social, disse para o jovem que Tênis é esporte de burguesia. Um país que tem um presidente como Lula é certo que o Tênis não chegará a todos, porque com o Bolsa Família não dá.

É muito fácil enganar a sociedade, usando um remédio que não vai fazer a ferida parar de sangrar e assim tentar mostra a mesma que aquele remédio é necessário, o caminho não é esse, e Lula sabe disso.

Se Lula fosse um estadista não atuaria como atuou, pois um estadista tem como ideologia está sempre preocupado com as próximas gerações. Apesar da proximidade com a próxima geração, representado pelo jovem Leandro, Lula estava preocupado com o prejuízo político que o não acesso ao complexo iria causar.

Já o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, se mostrou incapacitado para ser governador de qualquer cidade do Brasil. A sua postura junto ao jovem é repugnante e não corresponde de forma alguma ao que se espera de um representante do povo.

Espero que um dia a nossa sociedade para de mistificar um político e entenda que eles estão ali para representar o desejo e as necessidades da nossa coletividade, e entenda que na cena política os protagonistas somos nós, eleitores.

Veja o dialogo:

O jovem Leandro reclama que não pode usar as novas quadras de tênis do complexo esportivo, que vivem fechadas.

Lula: "Tênis é esporte da burguesia, porra! Por que você não pratica natação?"
Leandro: "É que a piscina não abre para a população”.
Lula para Sérgio Cabral e os companheiros ao redor: "O dia que a imprensa vier aí pegar essa porra fechada, o prejuízo político é infinitamente maior do que colocar dois guarda (sic) aqui... Coloca um bombeiro pra tomar conta!"
Leandro: "Eu moro numa Faixa de Gaza, acordo todo dia com o caveirão na minha porta”.
Sérgio Cabral: Interrompe o menino de forma arrogante: "Deixa de ser otário, rapaz, discurso de otário"
Sérgio Cabral: "Tu não me engana não. Bota essa inteligência para estudar, ô sacana!".

Nosso presidente Lula e o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, não esperavam encontra um jovem inteligente na favela, felizmente ou infelizmente, podemos conhecer os dois de forma legítima e sem modificações.

Veja o vídeo abaixo: