quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um abismo chamado CRACK



Crack é uma droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio geralmente fumada. Chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande. Em relação ao seu preço, é uma droga barata.


O usuário de crack se torna completamente viciado na droga em pouco tempo. Normalmente o dependente, após algum tempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir do desconforto da síndrome de abstinência, depressão, ansiedade e agressividade, comum a outras drogas estimulantes.


Hoje o crack é um serio problema social, de segurança e saúde pública. O uso dessa droga se transformou em uma verdadeira epidemia, destruindo famílias e o futuro de milhares de crianças, jovens e adolescentes em nosso estado.


Na capital baiana a história se repete, é notória a evolução do crack em toda a cidade, desde os bairros mais populares aos nobres o crack se faz presente. Não é de agora que esse problema existe, contudo nunca presenciamos cenas tão alarmantes como observamos neste momento, os usuários estão em todos os lugares e não é difícil você ver os mesmos circulando pelas ruas de Salvador.


Em matéria publicada no A tarde Online, dia 05/09/08, destaca os jovens usuários de crack que roubam no Pelourinho. Sete em cada dez furtos praticados na região do Pelourinho são cometidos por meninos entre 12 e 17 anos, que passam dia e noite usando pedras de crack na chamada Cracolândia, no Centro Histórico. Todos os dias, pelo menos um turista desatento chega queixando-se de ter tido uma corrente, relógio ou máquina fotográfica furtada por crianças e adolescentes.


Contudo o que nossas autoridades fizeram nesse período? Nada, não só o Pelourinho como todo estado foi abandonado e não levaram a serio esse problema que vem gerando transtorno a toda sociedade.


Dos 1.577 assassinatos e latrocínios que ocorreram na Bahia no ano passado, 85% foram provocados pelo tráfico de drogas, tendo o crack como a locomotiva, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.


É fato que o governo Jaques Wagner não tem foco na administração do nosso estado e a segurança pública foi deixada de lado, abrindo brechas para o crescimento epidêmico do Crack.


A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com apoio do Ministério da Justiça pretende lançar na sexta-feira, o Plano Operativo Tripartite do Programa Federal “Ações Integradas da Prevenção ao Uso de Drogas e Violência”. Agora vamos observar como essas “ações” serão realizadas e se surtiram efeitos.


É com total convicção que digo: O problema do crescimento do uso das drogas em especifico o crack, se da pela falta de investimento na educação de base deixando nossas crianças e jovens em verdadeiro estado de ócio e sem perspectiva para um futuro com o mínimo de dignidade.


Terminarei esse texto apresentando ao nobre governador do estado Jaques Wagner, o pensamento de um filósofo, matemático e astrônomo. “Educai as crianças e não será preciso castigar os homens”. Pitágoras